Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32290
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Percepções sobre a utilização de redes sociais pessoais no ambiente de trabalho
Título(s) alternativo(s): Percepciones sobre la utilización de redes sociales personales en el medio ambiente de trabajo
Título em inglês: Perceptions on the use of personal social networks in the work environment
Autor(es): Bessi, Vânia Gisele
Rinker, Cáren Maria da Rosa
Schreiber, Dusan
Bohnenberger, Maria Cristina
Palavras-chave: Conhecimento;Aprendizagem
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Diego de Queiroz Machado
Citação: BESSI, Vânia Gisele et al. Percepções sobre a utilização de redes sociais pessoais no ambiente de trabalho. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.16, n.1 , p. 150-181, jan/abr 2018.
Resumo: Nesta pesquisa, verifica-se a percepção de gestores quanto à utilização das redes sociais virtuais por membros de suas equipes, bem como a interferência dessa utilização no ambiente de trabalho, na visão do usuário. O artigo foi elaborado através de uma survey com alunos de uma instituição de ensino superior em Novo Hamburgo/RS. Os dados foram coletados através de questionário estruturado, e a análise ocorreu de forma quantitativa, com a aplicação de testes estatísticos. Os resultados apontam que gestores e usuários compreendem o uso das redes sociais virtuais durante a jornada de trabalho como algo corriqueiro. Acreditam que o acesso desmedido pode interferir no desempenho das equipes. Porém, ambos apresentam a percepção de que o uso das redes sociais virtuais não apresenta reflexos negativos no desempenho do usuário, embora compreendam que as lideranças precisam manter-se atentas aos sinais emitidos pelas equipes.
Abstract: In this research, authors seek to analyze the perception of managers regarding the use of virtual social networks by members of their teams, as well as the effect of this use on the work activities from the users’ point of view. The article was prepared based on the results of a survey with the students in a higher education institution in Novo Hamburgo/RS. Data were collected by means of a structured questionnaire and were analyzed quantitatively with the use of statistical tests. The results of this study indicate that both managers and users understand that the use of social networking services at work is usual. They believe that excessive accesses can interfere on the team performance. However, both groups have the perception that using social networking services does not have negative effects on the user’s performance, although they understand that leaders need to be aware of some possible signals from their workers.
Resumen: En esta investigación se identifica la percepción de los administradores con respecto al uso de las redes sociales virtuales por miembros de sus equipos, así como el efecto de dicho uso en el escritorio, desde el punto de vista del usuario. El artículo fue elaborado a través de un levantamiento con los estudiantes en una institución de educación superior en Novo Hamburgo/RS. Los datos fueron recolectados por medio de un cuestionario estructurado, y el análisis fue cuantitativo, con la aplicación de pruebas estadísticas. Los resultados de este estudio indican que los administradores y los usuarios entienden el uso de las redes sociales virtuales durante las horas de trabajo como un lugar común, pero creen que el acceso excesivo puede interferir con el funcionamiento de los equipos. Sin embargo, ambos grupos tienen la percepción de que el uso de las redes sociales virtuales no tiene un impacto negativo en el rendimiento del usuario, aunque entiendan que los líderes tienen que estar alerta a las señales de sus equipos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32290
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_vgbessi.pdf343,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.