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dc.contributor.authorJust, Magéla Duarte-
dc.contributor.authorBatistella, Claudete-
dc.contributor.authorTaufer, Elaine-
dc.contributor.authorMacke, Janaína-
dc.date.accessioned2018-05-25T14:08:05Z-
dc.date.available2018-05-25T14:08:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationJUST, Magéla Duarte et al. A cultura organizacional em uma instituição de ensino superior privado, na perspectiva de diferentes públicos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.16, n.1 , p. 8-31, jan/abr 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32288-
dc.description.abstractOrganizations consist of different audiences that interact with each other, forming the organizational culture (OC). This investigation analyzes the OC of a private higher education institution (HEI)—IMED—from the perspective of teachers, technical-administrative personnel, and students. It is a quantitative study with descriptive statistics, which used an adapted version of the Brazilian Instrument for Evaluation of Organizational Culture (IBACO). The results suggest that the culture of the mentioned HEI manifests good interaction with the internal audience and the social forces, promoting a pleasant environment. There is consistency between the values analyzed and those of IMED, but there are differences of perception with respect to the values and practices of the HEI among audiences. The research is limited because it was performed in only one HEI. This study may help managers to draw operation strategies, strengthening the OC, and it contributes to the development of researches on OC by proposing the adaptation of the IBACO to the context of private HEIs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDiego de Queiroz Machadopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino Superior - Práticas educativaspt_BR
dc.titleA cultura organizacional em uma instituição de ensino superior privado, na perspectiva de diferentes públicospt_BR
dc.title.alternativeLa cultura organizacional en una institución de educación superior privado en la perspectiva diferente públicospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs organizações compõem-se de diferentes públicos que interagem entre si, formando sua cultura organizacional (CO). Esta investigação analisa a CO de uma IES privada – a IMED –, na perspectiva de professores, técnicoadministrativos e alunos. Sua natureza é quantitativa e estatístico-descritiva, adotando o IBACO – Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional, adaptado. Resultados sugerem que a cultura daquela IES manifesta sua boa interação com o público interno e com as forças sociais, promovendo ambiente de convivência agradável. Há coerência entre os valores analisados e os da IMED, assim como diferenças na percepção de valores e práticas da IES entre os públicos. A limitação da pesquisa evidencia-se em ter sido realizada em uma única IES. Este estudo auxiliará gestores a traçarem estratégias de atuação, fortalecendo sua CO, e contribui para o avanço nas pesquisas sobre CO, ao propor a adaptação do IBACO ao contexto de IES privadas.pt_BR
dc.description.abstract-esLas organizaciones están compuestas de diferentes públicos que interactúan entre sí, formando su cultura organizacional (CO). Esta investigación analiza la CO de una IES privada – la IMED –, en la perspectiva de maestros, personal técnico-administrativo y estudiantes. Su naturaleza es cuantitativa y estadística descriptiva, adoptando el IBACO – Instrumento Brasileño para la Evaluación de la Cultura Organizacional, adaptado. Los resultados sugieren que la cultura de esta IES manifiesta su buena interacción con el público interno y con las fuerzas sociales, promoviendo un ambiente de convivencia agradable. Hay coherencia entre valores analizados y valores de la IMED y diferencias de percepción de valores y prácticas de la IES entre los públicos. La limitación de la investigación se evidencia en haber sido realizada en una única IES. Este estudio ayudará a gestores a trazar estrategias de actuación, fortaleciendo su CO, y contribuye al avance en las investigaciones sobre CO, al proponer la adaptación del IBACO al contexto de IES privadas.pt_BR
dc.title.enThe organizational culture in a private higher education institution in the perspective of different publicpt_BR
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