Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32281
Tipo: Resumo
Título: Fanzine a literação: A universidade vai se pintar de arte
Autor(es): Oliveira, Marta Brenda Braga
Silva, Claudicelio Rodrigues da
Palavras-chave: Fanzine;Arte;Educação
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, Marta Brenda Braga; SILVA, Claudicelio Rodrigues da. Fanzine a literação: A universidade vai se pintar de arte. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)
Resumo: O Zine A Literação é um coletivo artístico composto por alunos da UFC (Letras, Teatro, Músicas e outras licenciaturas) que promove ações culturais e acadêmicas periodicamente. O projeto surgiu no ano de 2015 e já em 2016 vinculou-se à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (SECULT-ARTE), sendo supervisionado pelo Departamento de Literatura da UFC. A cada três meses, é lançada uma edição do zine (atualmente, na quinta edição). O projeto tem como objetivo norteador a fruição artística dos universitários por meio do estímulo ao exercício da escrita criativa e ao artístico imagético, contribuindo para a divulgação dos trabalhos de criação artística e literária dos alunos do curso de letras. Como formador de professores da educação básica, o curso de letras precisa partir de uma metodologia plural, já que as diretrizes curriculares e os parâmetros nacionais da educação congregam o ensino em áreas, no caso o de Língua e literatura está vinculado à área de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Desse modo, o projeto proporciona discussões e reflexões sobre a literatura e a arte e, consequentemente, promove uma democratização do fazer artístico, auxiliando também na formação pedagógica dos alunos. Para o alcance dos objetivos, o coletivo promove saraus de lançamento do zine e outros projetos secundários, como “O Escritor na Universidade” e o “Partilhas Sensíveis”. A comunicação oral pretende apresentar um balanço das atividades do primeiro ano do coletivo, avaliando sua reconfiguração permanente de acordo com as exigências do momento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32281
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mbboliveira.pdf48,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.