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dc.contributor.authorAugusto, Cleiciele Albuquerque-
dc.contributor.authorSouza, José Paulo de-
dc.contributor.authorCário, Silvio Antonio Ferraz-
dc.date.accessioned2018-05-25T13:43:40Z-
dc.date.available2018-05-25T13:43:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAUGUSTO, Cleiciele Albuquerque. Teoria dos custos de mensuração no setor automotivo. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.16, n.1 , p. 118-149, jan/abr 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32272-
dc.description.abstractThis research aims to understand how the choice of governance structures is performed, considering aspects of measurement, property rights and availability of information in the relations of automakers and their direct auto parts suppliers. For that, a theoretical-empirical research, of qualitative nature and descriptive type, was drawn. Semi-structured interviews were conducted with: logistics, purchasing and quality managers of the automakers located in the state of Paraná; logistics managers of their direct suppliers; and automotive industry coordinators from the Industrial Federation of the State of Paraná (FIEP). Among the results, it was verified that the vertical integration occurs in the presence of specific assets (design, stamping, engine and gearbox) which present a high measurement difficulty because they are associated with automakers identity. Other auto parts, even with high specificity, are acquired under agreement with suppliers, when they do not present measurement difficulties. It was concluded that the level of specificity is not sufficient to explain the governance structures decisions in the sector, indicating the need to consider measurement aspects to obtain an appropriate understanding of its borders.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDiego de Queiroz Machadopt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectDireito de propriedadept_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.titleTeoria dos custos de mensuração no setor automotivopt_BR
dc.title.alternativeTeoria de los custos de mensuración en el sector automotrizpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa objetivou compreender como a escolha pelas estruturas de governança é realizada, considerando aspectos de mensuração, de direitos de propriedade e de disponibilidade de informações nas relações de montadoras e seus fornecedores diretos de autopeças. Para tanto, traçou-se uma pesquisa teórico-empírica, qualitativa e descritiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gerentes de logística, de compras e de qualidade das montadoras, localizadas no estado do Paraná, bem como com os gerentes de logística de empresas fornecedoras diretas e coordenadores da indústria automotiva da Federação das Indústrias no Estado do Paraná (FIEP). Dentre os resultados, constatou-se que a integração vertical se dá na presença de ativos específicos (design, estamparia, motor e câmbio) que apresentam elevada dificuldade de mensuração por envolverem a identidade das montadoras. Observou-se também que as demais autopeças, mesmo com elevada especificidade, são transacionadas pela contratação, desde que não apresentem dificuldades de mensuração. Conclui-se então que o nível de especificidade não é suficiente para explicar as decisões pelas estruturas de governança no setor, indicando a necessidade de considerar aspectos de mensuração para obter adequada compreensão de suas fronteiras.pt_BR
dc.description.abstract-esRESUMEN Esta investigación tiene como objetivo comprender cómo se realiza la elección de las estructuras de gobierno, considerando aspectos de medición, derechos de propiedad y disponibilidad de información en las relaciones de los fabricantes de automóviles y sus proveedores directos de autopartes. Para ello, se realizó una investigación teórico-empírica, de naturaleza cualitativa y de tipo descriptivo. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con los gerentes de logística, de compras y de calidad de las montadoras en el Estado de Paraná, y también con gerentes de logística de empresas de transporte y directivos de la industria automotriz de la Federación de las Industrias en el Estado de Paraná (FIEP). Se verificó que la integración vertical se produce en presencia de activos específicos (design, estampación, motor y caja de cambios) que presentan una gran dificultad de medición por estar asociados con la identidad de los fabricantes de automóviles. Otras piezas de automóviles, incluso con alta especificidad, se adquieren por contratación cuando no presentan dificultades de medición. Se concluyó que el nivel de especificidad no es suficiente para explicar las decisiones de las estructuras de gobierno en el sector, lo que indica la necesidad de considerar los aspectos de medición para obtener una comprensión adecuada de sus fronteras.pt_BR
dc.title.enMeasurement costs theory in the automotive sectorpt_BR
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