Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32245
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Trabalho e práxis no programa escolar soviético: apontamentos para uma educação revolucionária |
Título(s) alternativo(s): | Trabajo y praxis en el programa de la escuela soviética: apuntes para una educación revolucionaria |
Autor(es): | Nobre, Iziane Silvestre |
Palavras-chave: | Revolução Russa;Trabalho;Práxis;Revolución Rusa |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica Arma da Crítica |
Citação: | Nobre, I. S. (2017) |
Resumo: | Este artigo possui o objetivo de demonstrar como se deu a relação entre trabalho e práxis no programa escolar soviético durante os anos de ouro da educação soviética, compreendido pelo período entre 1917 a 1931, sendo necessário analisar o contexto histórico situando os dois momentos importantes após a conquista do poder: os anos iniciais da Revolução Russa (1917-1921) e após a implantação da NEP (Nova Política Econômica) instaurada a partir de 1921, modificando substancialmente o programa escolar soviético. Adotamos como caminho metodológico a análise das categorias trabalho e práxis, elencando o relevo que essas categorias foram adotando nos períodos históricos aqui explicitados, evidenciando os momentos em que houve uma sobrelevação da categoria trabalho na formação escolar, no qual permaneceu sob o signo de relações estranhadas, mesmo após a conquista do poder, havendo, por conseguinte, a transformação da práxis criativa transformadora em práxis burocratizada, minando assim, um projeto de educação revolucionária, cujo diferencial encontrava-se na combinação das categorias trabalho, práxis e escola como elementos de uma educação transformadora. Ademais, esperamos fomentar o debate da práxis como categoria formativa. |
Abstract: | Esta investigación tiene el objetivo de demostrar cómo se dio la relación entre trabajo y praxis en el programa escolar soviético durante los años de oro de la educación soviética, comprendido por el período de 1917 a 1931, siendo necesario analizar el contexto histórico, situando los dos momentos importantes después la conquista del poder: los años iniciales de la Revolución Rusa (1917-1921) y tras la implantación de la NEP (Nueva Política Económica) instaurada a partir de 1921, modificando sustancialmente el programa escolar soviético. Adoptamos como camino metodológico el análisis de las categorías trabajo y praxis, señalando el relieve que esas categorías fueron adoptando en los períodos históricos aquí explicitados, evidenciando los momentos en que hubo una sobrelevación de la categoría trabajo en la formación escolar, en el cual permaneció bajo el signo de relaciones extrañas , incluso después de la conquista del poder, habiendo, por consiguiente, la transformación de la praxis creativa transformadora en praxis burocratizada, minando así un proyecto de educación revolucionaria, cuyo diferencial se encontraba en la combinación de las categorías trabajo, praxis y escuela como elementos de una educación transformadora. Además, esperamos fomentar el debate de la praxis como categoría formativa. |
Descrição: | NOBRE, Iziane Silvestre. Trabalho e práxis no programa escolar soviético: apontamentos para uma educação revolucionária. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 7, n. 8, p. 100-118, out. 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32245 |
ISSN: | 1984-4735 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_isnobre.pdf | 199,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.