Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Maria Antonieta Antunes-
dc.contributor.authorCosta, Maria de Fátima Oliveira-
dc.date.accessioned2018-05-23T13:41:24Z-
dc.date.available2018-05-23T13:41:24Z-
dc.date.issued1983-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria de Fátima Oliveira. A biblioteca pública para o infanto-juvenil: desempenho da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, em relação ao usuário infanto-juvenil. 1983. 391f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Mestrado em Biblioteconomia, João Pessoa (PB), 1983.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32187-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiblioteca Públicapt_BR
dc.subjectFatores culturais, ambientais e educacionaispt_BR
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEscola particularpt_BR
dc.titleA biblioteca pública para o infanto-juvenil: desempenho da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, em relação ao usuário infanto-juvenilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho foi tentar avaliar, com relação ao infanto-juvenil, o desempenho da Biblioteca Pública, em particular a Governador Menezes Pimentel (BPGMP). Procuramos avaliar a influência, para a criação do hábito de leitura nos menores, de três grupos de fatores (culturais, ambientais e educacionais), com especial realce para os fatores educacionais. Fizemos a aplicação de questionários e entrevistas aos usuários potenciais e reais na faixa etária de 7 a 14 anos, constituídos pelos alunos de 1a. a 8a. series do Primeiro Grau das escolas publicas e particulares do bairro Centro de Fortaleza, Ceará, no ano de 1982. A aplicação de questionários estendeu-se aos professores, pais e responsáveis dos usuários e aos bibliotecários da BPGMP. Os resultados obtidos mostraram que os fatores citados, especialmente os educacionais, são relevantes para o estabelecimento do hábito de leitura. E possibilitaram a indicação de algumas linhas de ação úteis no direcionamento de uma estratégia educacional para, por meio da leitura, ampliar os recursos tradicionais de formação do menor. Ficou evidente também a necessidade de um tratamento sistêmico relativamente aos anseios da comunidade quanto ao uso da biblioteca. Foram apresentadas algumas sugestões relativamente a solução de problemas de utilização da biblioteca pelo público em geral, e, particularmente, pelo infanto-juvenil. Tentamos coletar informes a respeito da BPGMP, no sentido de estimular o maior conhecimento e interesses de suas funções, que se confundem com as necessidades comunitárias em busca do progresso material, espiritual e humano.pt_BR
Appears in Collections:DCINF - Dissertações defendidas em outras instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1983_dis_mfocosta.pdf171,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.