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dc.contributor.advisorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Josélia de-
dc.date.accessioned2018-05-23T12:56:23Z-
dc.date.available2018-05-23T12:56:23Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOliveira, M. J.; Farias, M. G. G. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32179-
dc.descriptionOLIVEIRA, Maria Josélia de. Mediação bibliotecária no desenvolvimento de competências durante o estágio supervisionado. 2017. 81f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractLibrarian activity has evolved considerably since its inception, aiming to meet the information needs of an increasingly demanding society, which requires professionals with a training that includes technical and behavioral skills. Thus, the objective of this research is to analyze the role of the librarian in the training of the librarianship student during the supervised stage, as a mediator in the development of competencies that meet the demands of the labor market. It is an investigation guided by the qualitative approach, with an exploratory research method. Data were collected using a questionnaire and interview script, and the data were analyzed using the content analysis technique with the establishment of categories. The results show that the participation of the librarian as a technical advisor represents a key access to the market, being an active mediator of this market-academia step, and as such should be valued, called for dialogue so that this partnership enables the formation of more critical professionals, responsible for a more dynamic performance. For this, the network that is formed in the stages should be considered as the cell that generates professional relationships that can contribute to the development or improvement of the skills of those who are already in the market and who will still reach, through the continuous exchange of experiences. In this way, we conclude that the supervised internship is a bridge between academia and society, and the librarian is the mediator, who can contribute both to the development of the technical skills inherent to the daily routines of the profession, and to the behavioral competences, and that librarian mediation the technical orientation, becoming a dialogical action between the subjects (technical advisor and trainee) who build a sedimented relationship in the exchange of experiences.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectLibrarianpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectSkills developmentpt_BR
dc.titleMediação bibliotecária no desenvolvimento de competências durante o estágio supervisionadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA atividade bibliotecária tem evoluído bastante desde os seus primórdios, visando atender as necessidades de informação de uma sociedade cada vez mais exigente, a qual requer profissionais com uma formação que contemple competências técnicas e comportamentais. Destarte, o objetivo desta pesquisa se constitui em analisar o papel do bibliotecário na formação do estudante de Biblioteconomia durante o estágio supervisionado, como mediador no desenvolvimento de competências que atendam às exigências do mercado de trabalho. Trata-se de uma investigação guiada pela abordagem qualitativa, com método de pesquisa exploratória. Para coleta dos dados se fez uso de questionário e roteiro de entrevista, e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com o estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que a participação do bibliotecário como orientador técnico representa uma chave de acesso ao mercado, sendo um mediador ativo dessa passagem academia-mercado, e como tal deve ser valorizado, chamado ao diálogo para que essa parceria possibilite a formação de profissionais mais críticos, responsáveis por uma atuação mais dinâmica. Para isso, a network que se forma nos estágios deve ser considerada como a célula geradora de relações profissionais que podem contribuir com o desenvolvimento ou aprimoramento das competências de quem já está no mercado e de quem ainda vai chegar, através da contínua troca de experiências. Dessa forma, concluímos que o estágio supervisionado é uma ponte entre academia e sociedade, e o bibliotecário é o mediador, que pode contribuir tanto no desenvolvimento das competências técnicas inerentes às rotinas diárias da profissão, quanto nas competências comportamentais, e que a mediação bibliotecária perpassa a orientação técnica, tornando-se uma ação dialógica entre os sujeitos (orientador técnico e estagiário) que constroem uma relação sedimentada na troca de experiências.pt_BR
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