Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31914
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Alan Elkinson Lopes de | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Antonio Diego do | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T16:34:21Z | - |
dc.date.available | 2018-05-15T16:34:21Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, A. D. Uso de softwares educacionais no ensino da Física. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Piquet Carneiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31914 | - |
dc.description.abstract | This work is pedagogical proposal innovation and the application of a teaching methodology that makes learning more dynamic and enjoyable. This proposal was applied to study the upward vertical movements, that is, free falling bodies. To this was done using a computer modeling software called Modellus, this software enables students to build models that simulate real-world situations in the classroom, so that students actively participate in the teaching-learning process. The methodology used to conduct this monograph was to take a sample of 60 students from 1st year of high school teaching in public schools Marshal Humberto de Alencar Castelo Branco, with headquarters in the city of Piquet Carneiro EC. Wheretheywere divided into smaller groups consisting of 20 students each. The formation of the groups was: Group A (students who had just lectures) B (students who were expository and lab classes) and C (students who had classes with Modellus software). For each group were given classes and shortly afterwards a questionnaire was applied. The results clearly showed that students who had classes in the lab and with Modellus software had greater commitment, involvement and therefore learning more about the physical phenomena involved in the research | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Modelagem computacional | pt_BR |
dc.subject | Software Modellus | pt_BR |
dc.title | Uso de softwares educacionais no ensino de Física | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como proposta pedagógica a aplicação de uma metodologia de ensino que torne a aprendizagem mais dinâmica e prazerosa. Essa proposta foi aplicada para o estudo dos movimentos verticais, ou seja, queda livre dos corpos. Para isso foi feito uso de um software de modelagem computacional chamado Modellus, esse software possibilita aos alunos construírem modelos que simulam situações reais do cotidiano em sala de aula, fazendo com que os mesmos participem ativamente do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada para a realização desse trabalho monográfico foi pegar uma amostra de 60 alunos de 1º ano do ensino médio da escola da rede pública estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, com sede no município de Piquet Carneiro-CE, onde os mesmos estariam divididos em grupos menores formados por 20 alunos cada. A formação dos grupos ficou: grupo A (alunos que tiveram apenas aulas expositivas), grupo B(alunos que tiveram aulas expositivas e de laboratório) e C (alunos que tiveram aulas com o software Modellus). Para cada grupo foram dadas aulas e logo em seguida foi aplicado um questionário. Os resultados do questionário permitem inferir que os alunos que tiveram aulas no laboratório e com o software Modellus tiveram maior comprometimento, envolvimento e consequentemente maior aprendizado sobre os fenômenos físicos estudados na pesquisa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_adnascimento.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.