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dc.contributor.authorOliveira, Caterina Maria de Saboya-
dc.date.accessioned2012-07-12T11:35:14Z-
dc.date.available2012-07-12T11:35:14Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Caterina Maria de Saboya. Histórias(s) do Brasil: aproximações entre as obras Pau-brasil de Oswald de Andrade e História do Brasil de Murilo Mendes. Revista de Letras, Fortaleza, v. 17, n. 1/2, p. 25-29, 1995.pt_BR
dc.identifier.issn1018051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3189-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevistas de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAndrade, Oswald de, 1890-1954 – Pau brasil: poesia - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMendes, Murilo, 1901-1975 – História do Brasil - Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPoesia brasileira - Historia e critica - Sec.XXpt_BR
dc.subjectAnálise do discurso literáriopt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.titleHistórias(s) do Brasil: aproximações entre as obras Pau-brasil de Oswald de Andrade e História do Brasil de Murilo Mendespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrComo nos ensina Octavio Iaruú, a nação - imaginária e real - encontra-se na história do pensamento. No pensamento brasileiro, a "questão nacional" - como se "cria e recria" a nação em cada época; e, a partir do fmal do século XIX, a indagação das possibilidades de ingresso do país na Modernidade têm sido temas recorrentes. Maís acentuadamente, na conjuntura de 1822- quando o Brasil não conseguiu ingressar no "ritmo da história": não houve abolição de escravatura, república ou garantias democráticas. Na de 1888/89- quando surge a idéia de "Brasil moderno" e o país tenta entrar no ritmo: abolição, aposta no "branqueamento", liberação de forças econômicas e entra em curso uma fase importante da construção de um pensamento sobre a realidade nacional em Tavares Bastos, José Verissirno, Sílvio Romero, Manuel Bonfim, Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Machado de Assis e Raul Pompéia entre outros. Buscava-se a compreensão das perspectivas abertas com a República e o trabalho livre porém impunha-se a reflexão sobre as heranças coloniaís - escravismo/ patriarcalismo, diferenças étnicas. E na conjuntura que nos interessa neste trabalho -a de 1930. Periodo em que se dá a precipitação das potencialidades das crises e controvérsias herdadas do passado e desabrocham algumas das interpretações paradigmáticas da sociedade brasileira.pt_BR
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