Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31895
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima | - |
dc.contributor.author | Santos Filho, Valdenir Teixeira dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T21:30:58Z | - |
dc.date.available | 2018-05-14T21:30:58Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS FILHO, V. T. O uso de práticas experimentais em Física como auxilio no processo de ensino e aprendizagem para o 2º ano do ensino médio. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Camocim, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31895 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Eletricidade | pt_BR |
dc.title | O uso de prática experimentais em Física como auxílio no processo de ensino e aprendizagem para o 2º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A partir da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, será fundamentada a importância do uso de atividades experimentais como auxílio no processo de ensino e aprendizagem em Física para alunos do 2° ano do ensino médio. Foi proposto inicialmente a aplicação de um pré-teste, após uma aula teórica sobre assuntos básicos de eletricidade, com o objetivo de aferir os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do assunto. Após determinarmos esses conhecimentos, propusemos uma atividade experimental com o mesmo assunto visto na aula teórica, porém, repassado de uma maneira diferente, ou seja, procuramos propor estratégias de ensino que julgamos serem potencialmente significativas para o aluno, através desta atividade experimental. Posteriormente, foi aplicado um pós-teste no mesmo nível de dificuldade do pré-teste, para podermos comparar, através dos percentuais de acertos, se realmente as atividades experimentais se mostram como um elemento facilitador do ensino. O público alvo foram alunos de uma turma de 2° ano do ensino médio do colégio Sant‟Ana, localizado na cidade de Sobral - Ceará. Os resultados estarão explícitos durante todo esse documento em forma de gráficos e tabelas, como também amostragens das respostas dos alunos, nos questionários. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_vtsantosfilho.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.