Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Francisco Herbert Lima-
dc.contributor.authorCarmo, Ana Kelly Silva do-
dc.date.accessioned2018-05-14T20:58:47Z-
dc.date.available2018-05-14T20:58:47Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCARMO, A. K. S. Atividades experimentais no ensino de óptica com materiais de baixo custo aplicados no segundo ano do ensino médio. 2012. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracati, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31893-
dc.description.abstractWhat measures should take the professor of Physics problem by surrounding the high school, with students who are unmotivated and lack of conditions for work of practical lessons? To investigate the performance of experimental Physics classes in high school, especially those involving low-cost material in the teaching of optics in the second year, is the purpose of this study. It is shown in the context of science teaching the emergence of practical classes, as well as the circumstantial difficulties due to lack of materials in laboratories, based on the study of articles that discuss and evaluate the practice applied with students of 2nd year high school, a private school in the city of Aracati-Ce. To reach the conclusion of data analysis, a study was done about the pedagogical theories related to the experimental practice, which purpose to observe the behavior of students due to stimulus and positive reinforcement. In observational studies, there are completions of practical activities with experimentation, post-assembly test run by the students themselves, in which instead of using equipment ready themselves build, thus arousing their creativity and reasoning in search of a meaningful learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectExperimentos de baixo custopt_BR
dc.subjectÓpticapt_BR
dc.titleAtividades experimentais no ensino de óptica com materiais de baixo custo aplicados no segundo ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrQue medidas deve tomar o professor de Física mediante a problemática que cerca o Ensino Médio, com alunos desmotivados e falta de condições para o trabalho de aulas práticas? Investigar a atuação das aulas experimentais de Física no Ensino Médio, em especial envolvendo material de baixo custo no ensino de óptica no segundo ano, é a proposta desse trabalho. Mostra-se no contexto do ensino de ciências o surgimento das aulas práticas, bem como as dificuldades circunstanciais, devido à carência de materiais nos laboratórios, tendo como base o estudo de artigos que tratam do assunto e a avaliação da prática aplicada com alunos do 2º ano do ensino médio, em uma escola privada da cidade de Aracati-Ce. Para chegar à conclusão da análise dos dados, foi feito um estudo acerca das teorias pedagógicas relacionadas à prática experimental, que têm como objetivo observar o comportamento dos alunos em decorrência de estímulos e reforços positivos. Além dos estudos de observação, há realização de atividades práticas com experimentação, pós-teste com montagem executada pelos próprios alunos, na qual ao invés de utilizarem equipamentos prontos, eles mesmos os construirão, despertando assim sua criatividade e raciocínio em busca de uma aprendizagem significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tccakscarmo.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.