Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31890
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima | - |
dc.contributor.author | Castro, Francisco Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T19:00:53Z | - |
dc.date.available | 2018-05-14T19:00:53Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, F. C. A utilização de funções matemáticas no ensino da Física através de atividades didáticas contextualizadas. 2012. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracati, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31890 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzes through a field survey of the exploratory character of the use of mathematical functions through learning activities contextualized in order that the student identifies the mathematical equations approach in the teaching of physics are present in your day to day, from there, excited to be able to observe the knowledge of mathematical content that helps to externalize their thoughts and ideas. The purpose of this study is the study of physics, as regards the application of mathematical formulas in a more pleasurable, arousing the student for learning not only abstract but concrete. Thus to find that students have a better development and increase their interest in the articulation of theory and social practice in which you will be provided via survey when experienced in investigative activities related to the action. In physics classes show that these functions are necessary to solve problems-situations, in order to improve the approach to the teaching of physics. We divided the study into two phases: the first step we applied a pre-test consisting of six questions in two classes in the 1st year of high school at a school in private schools in the city of Cascavel - CE - Brazil, the second stage was worked in one of the classes, which has been called experimental, proposed activities contextualized always focused on the daily lives of students, while in another class called control continued to traditional classes. At the end was applied over an evaluation activity, ie a post-test also containing six questions in two classes, so that we could do a parallel between the two. All this based on recommendations of national curriculum guidelines, as well as a reference to David Ausubel's Meaningful Learning. Parameters have also been shown that guided the research and final analysis of data collected with concluding remarks. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Contextualização do conteúdo | pt_BR |
dc.title | A utilização de funções matemáticas no ensino da Física através de atividades didáticas contextualizadas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho analisa através de uma pesquisa de campo de caráter exploratória a utilização de funções matemáticas por meio de atividades didáticas contextualizadas, no intuito de que o aluno identifique que as equações matemáticas na abordagem do ensino de Física estão presentes no seu dia a dia para, a partir daí, poder observar com entusiasmo que o conhecimento de tal conteúdo matemático o ajuda a exteriorizar seu pensamento e suas ideias. A proposta deste trabalho é mostrar o estudo da Física, no tocante à aplicação de fórmulas matemáticas de uma forma mais prazeroso, despertando o aluno para uma aprendizagem não apenas abstrata, mas também concreta. Desta maneira procurar com que o aluno tenha um melhor desenvolvimento e aumente seu interesse na articulação da teoria com a prática social, na qual lhe será proporcionada através de pesquisas quando vivenciadas nas atividades relativas à ação investigativa. Nas aulas de Física mostrar que essas funções são necessárias na resolução de situações-problemas, a fim de melhorar a abordagem dada ao ensino de Física. Dividimos a pesquisa em dois momentos: na primeira etapa foi aplicado um pré-teste constituído com seis questões em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Cascavel – CE – Brasil; na segunda etapa foi trabalhado em uma das turmas, a qual foi chamada de experimental, atividades propostas contextualizadas sempre voltadas para o cotidiano dos estudantes, enquanto que em outra turma chamada de controle continuou-se as aulas tradicionais. No final foi aplicado mais uma atividade avaliativa, ou seja, um pós-teste contendo também seis questões nas duas turmas, para que depois se pudesse fazer um paralelo entre ambas. Tudo isso baseado nas recomendações dos parâmetros curriculares nacionais, além de um referencial quanto a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Foram mostrados também os parâmetros que nortearam a pesquisa e no final a análise de dados coletados com as considerações finais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_fccastro.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.