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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Ana Célia Sousa-
dc.contributor.authorSantos, Silvia Maria Vieira dos-
dc.date.accessioned2018-05-09T17:53:28Z-
dc.date.available2018-05-09T17:53:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFreitas, A. C.; Santos, S. M. V. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2177-4781-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31810-
dc.descriptionFREITAS, Ana Célia Sousa; SANTOS, Silvia Maria Vieira dos. O gênero no cotidiano escolar: um olhar docente. In: COLÓQUIO NACIONAL DE REPRESENTAÇÕES DE GÊNEROS SEXUAIS,16., Campina Grande, 08-10 jun. 2016. Anais... Campina Grande: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectProfessor (a)pt_BR
dc.subjectCotidiano Escolapt_BR
dc.titleO gênero no cotidiano escolar: um olhar docentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA abordagem das questões de gênero no cotidiano escolar tem gerado polêmicas em vários segmentos da sociedade civil e órgãos responsáveis pelas leis educacionais do nosso país. Os que se manifestam contra essa discussão em sala de aula se dizem a favor da família, da moral e dos bons costumes, e esquecem - se de def ender a dignidade e os direitos daqueles que se configuram como “diferentes” para os padrões impostos pela a sociedade machista e preconceituosa em que vivemos. A escola é o local de formação e informação e, portanto, lugar ideal e propício para as discuss ões que envolvem gênero, homofobia e preconceitos diversos. Ao observar esse lócus (escola) notamos o olhar de descaso, desrespeito e até mesmo de deboche com que professores (as) e gestores (as) se referem aos meninos e meninas que apresentam traços de orie ntação sexual diferente da heteronormativa. Essa percepção nos causou grande inquietação e desta surgiu a necessidade de pesquisar, para tentar compreender, como os (as) docentes tratam as questões de gênero no cotidiano escolar. Para desenvolvê - lo teoricam ente nos utilizamos de autores como Louro (2000 ; 2003), Joca (2008), Esplendor e Braga (2007), dentre outros. A pesquisa é do tipo qualitativa de cunho exploratório e bibliográfico. Nosso lócus de estudo foi uma escola pública municipal da periferia de For taleza, Ceará. Percebemos que o ambiente escolar tanto pode ser local de conhecimento, formação e transformação quanto de propagação de preconceitos e atitudes discriminatórias, dependendo de como os profissionais que o compõem lidam e trabalham com as “di ferenças” existentes entre as pessoaspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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