Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarmo, Breno Barros Telles do-
dc.contributor.authorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.contributor.authorAlbertin, Marcos Ronaldo-
dc.date.accessioned2018-05-02T18:26:35Z-
dc.date.available2018-05-02T18:26:35Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCARMO, B. B. T.; BARROSO, S. H. A.; ALBERTIN, M. R. Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção. Revista Produção Online, Santa Catarina, v. 10, n. 4, p. 779-817, dez. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1676 - 1901-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31671-
dc.description.abstractIt is observed that the demand for engineering is changing. Before, they must have only technical abilities. Now, they must get other abilities and have the capacity to do critical analysis about projects and situations. So, the professors must develop these capacities in their students. This paper presents an analysis from industrial engineering course, observing the teaching strategies, students learning styles to propose some new methodology do improve students’ Four Domain Diagram knowledge was used to evaluate professors’ strategies and Soloman & Felder model do evaluate students learning styles. To finish, were developed and experimented some methodologies. It was observed that this new methodology improved student learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Produção Onlinept_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.subjectAbilitiespt_BR
dc.subjectLearning evaluationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleAprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente, observa-se uma demanda por engenheiros com perfil diferente dos formados nos anos 90. Antes, os mesmos exerciam uma função mais tecnicista, o que dominava os currículos daquela época. Agora, é necessário que os mesmos possuam não somente o conhecimento técnico, mas também possuam outras habilidades e capacidade de análise crítica sobre projetos e situações. Assim, os professores necessitam desenvolver, além da capacidade técnica, estas habilidades nos alunos. O presente artigo apresenta uma análise das estratégias de ensino adotadas pelos professores do ciclo profissional do curso de engenharia de produção mecânica sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios (cognitivo, psicomotor, afetivo e social) e descreve uma pesquisa realizada junto aos alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará, com o intuito de avaliar o perfil de aprendizagem dos mesmos, confrontado com o desempenho médio no curso. Para tanto, serão identificadas as estratégias de ensino que são mais eficientes para o aprendizado do corpo discente. Por último, foram experimentadas algumas metodologias baseadas em pesquisa de campo e em trabalhos grupais. Observou-se que estas metodologias inovadoras se mostraram eficientes para o processo de aprendizagem da turma analisada.pt_BR
dc.title.enStudents ́s learning and teaching strategy: methodologies to maximize the learning of Industrial Engineering coursept_BR
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_shabarroso.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.