Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31608
Tipo: TCC
Título: Inovar para internacionalizar? um estudo sobre as empresas transnacionais brasileiras
Autor(es): Pontes, Davi Diógenes Belém
Orientador: Gallon, Alessandra Vasconcelos
Palavras-chave: Empresas multinacionais - Brasil;Globalização;Inovações tecnológicas
Data do documento: 2013
Citação: PONTES, Davi Diógenes Belém. Inovar para internacionalizar? um estudo sobre as empresas transnacionais brasileiras. 2013. 21 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar a relação entre o grau de inovação e o de internacionalização das empresas brasileiras. Caracteriza-se como descritivo, com natureza quantitativa, e delimitou-se a uma amostra de 30 empresas participantes do ranking da Fundação Dom Cabral (FDC). A fonte documental é secundária, constituída por dados institucionais e financeiros relativos ao exercício social encerrado em 31/12/2010. Os resultados mostraram que há correlação estatisticamente significante entre o grau de inovação – de acordo com o Índice Brasil de Inovação (IBI) – e o de internacionalização – de acordo com a FDC – nas empresas mais internacionalizadas listadas na BM&FBovespa, confirmando-se a hipótese da pesquisa. Adicionalmente, foi identificada influência estatisticamente significante do grau de inovação na internacionalização das empresas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31608
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_ddbpontes.pdf495,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.