Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3145
Título: Educação social: práticas pedagógicas em espaços não escolares: o caso do Projeto Ponte de Encontro
Título em inglês: Educación social: prácticas pedagógicas en los espacios de educación informal. El caso del proyecto Ponte de Encontro
Autor(es): Barros, Francisco Erlon
Orientador(es): Souza, José Ribamar Furtado de
Palavras-chave: Educação social
Prática Pedagógica
Educador Social
Crianças e adolescentes em situação de rua
Marginalização Social
Exclusão Educacional
Projeto Ponte de Encontro
Educadores - Fortaleza(CE)- Atitudes
Prática de Ensino
Menores de rua - Fortaleza(CE) - Condições sociais
Menores de rua - Educação - Fortaleza(CE)
Exclusão social - Fortaleza(CE)
Data do documento: 2009
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: BARROS, Francisco Erlon . Educação social: práticas pedagógicas em espaços não escolares: o caso do Projeto Ponte de Encontro. 2009. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.
Resumo: Este trabalho, que aborda a temática da “educação social”, tem como objetivo investigar as características da prática pedagógica dos educadores sociais que utilizam a rua como espaço educativo, contribuindo na construção de políticas públicas de enfrentamento ao problema de crianças e adolescentes em situação de moradia nas ruas de Fortaleza. Adota-se a pesquisa qualitativa quanto à natureza dos dados e o estudo de caso, quanto ao procedimento de coleta, sendo que o projeto “Ponte de Encontro” da Prefeitura Municipal de Fortaleza foi escolhido para unidade investigativa e onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns educadores sociais, analisados documentos e feito acompanhamento do trabalho de campo. A discussão da análise dos dados aponta, por um lado, para a realização de uma prática pedagógica crítica, onde os educadores sociais conseguem construir com os educandos uma educação libertadora e autônoma e, por outro, uma prática pedagógica assistencialista ou salvacionista que é incapaz de promover mudanças significativas na vida dos educandos e ocultam as relações de poder, dominação e injustiça social do sistema capitalista. Revela, ainda, fragilidades nas políticas públicas, na rede de atendimento as crianças e adolescentes, na formação dos educadores sociais, na escola, na universidade e indica algumas possibilidades de se repensar a prática desses educadores sociais e de toda a sociedade.
Abstract: El presente trabajo aborda el tema de la “educación social” con el objetivo de investigar las características de la práctica pedagógica de los educadores sociales que hacen de la calle un espacio educacional y de contribuir en la construcción de políticas públicas de enfrentamiento al problema de niños y adolecentes que viven en la calles de Fortaleza. La investigación orientadora es la cualitativa, destinada a la comprensión de la naturaleza de los datos, al estudio de los casos y al procedimiento de la colecta de informaciones. Fue escogido el proyecto “Ponte de Encontro”, del municipio de Fortaleza, como unidad de investigación, donde fueron hechas entrevistas semi-estructuradas con algunos educadores sociales, analizados documentos y realizado el trabajo de campo. El resultado de los datos apunta, de un lado, a la realización de una práctica pedagógica crítica, donde los educadores sociales consiguen construir con sus educandos una educación libertadora y autónoma y, de otro lado, aunque contradictoriamente, una práctica pedagógica asistencialista o salvadora que es incapaz de promover cambios significativos en la vida de los educandos y ocultan las relaciones de poder, dominación y la injusticia social del sistema capitalista. Revela, aun, fragilidades en las políticas públicas, en la red de atendimiento a los niños y adolecentes, en la formación de los educadores sociales, en la escuela, en la universidad e indica algunas posibilidades para repensar la práctica de estos educadores sociales y de toda la sociedad.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3145
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_febarros.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.