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dc.contributor.authorGarcia, Celina Fontenele-
dc.date.accessioned2018-04-25T14:17:09Z-
dc.date.available2018-04-25T14:17:09Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationGarcia, C. F. (1918)pt_BR
dc.identifier.issn1517-7874-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31432-
dc.descriptionGARCIA, Celina Fontenele. Milton Dias e relembranças, escrita memorialista? Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, ano 1, n. 2, p. 105-107, 1999.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Lingüísticos do Nordeste)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelembrançaspt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectCartapt_BR
dc.subjectEscrita memorialistapt_BR
dc.titleMilton Dias e relembranças, escrita memorialista?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDesejamos demonstrar que Relembranças, crônicas de Milton Dias, em seu conjunto e sua organização pode ser considerado um livro memorialista. Relembranças pode ser chamado de livro de crônicas, contos, cartas sob a forma de crônica ou pode ser tudo isso ao mesmo tempo? Conto é uma espécie de narrativa de maior brevidade. É como o chamou Lúcia Miguel Pereira, no seu livro Machado de Assis, - "o caso, em contraposição ao romance, que é a vida". Diz a ensaísta: "O romance é a vida, o conto é o caso, a anedota". E Mário de Andrade, em O Empalhador de Passarinho, declara numa concepção inteiramente subjetiva: "O que é o conto? Alguns escritores do inquérito se têm preocupado com este inábil problema de estética literária. Em verdade, sempre será conto aquilo que seu autor batizou com o nome de conto". Os contos, os romances, as novelas, admitem vários assuntos. Há contos de conteúdo denso e psicológico (Maupassant e Machado de Assis), impressionistas (Fialho de Almeida), fantásticos, (Hoffmann), simbolistas (Oscar Wilde), regionais (Monteiro Lobato), de mistério e policiais (Poê, Conan Doyle), de fadas (os irmãos Grimm, PerrauIt, Andersen), orientalistas (As mil e uma noites, e os de Malba Tahan), e os de aventura (Kipling). Sem falar nos contos de Mário de Andrade, de Graciliano Ramos, de Clarice Lispector, de Guimarães Rosa e de Lígia Fagundes Teles, entre outros. [...]pt_BR
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