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Tipo: TCC
Título: Formação de preço: estudo multicaso em centros de formação de condutores de veículos automotores no estado do Ceará
Autor(es): Aragão, Roosewelt Teixeira de
Orientador: Coelho, Nirleide Saraiva
Coorientador: Almeida, Cíntia de
Palavras-chave: Preços - Determinação;Motoristas - Educação - Ceará
Data do documento: 2013
Citação: ARAGÃO, Roosewelt Teixeira de. Formação de preço: estudo multicaso em centros de formação de condutores de veículos automotores no estado do Ceará. 2013. 41 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: O Sistema Nacional de Trânsito objetiva implantar uma política em todo o território nacional, com regras para atender a segurança, fluidez, conforto e educação no trânsito. Na outra extremidade do sistema encontram-se os Centros de Formação de Condutores (CFCs), estes têm como precursoras as antigas autoescolas, e, de acordo com o atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB) atribuiu a estes Centros a competência para a habilitação de condutores para o trânsito. Este estudo teve por objetivo verificar como se realiza o processo de formação de preço cobrado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) pelos serviços de educação para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B. Para isso, foi identificado o processo utilizado atualmente pelos CFCs na formação do preço desses serviços e analisado quais as estratégias utilizadas por essas empresas para a obtenção de informações de seus custos, lucros e sua relação com a formação de preço. A metodologia adotada foi de um estudo multicaso analisado sob a perspectiva qualiquantitativa. A partir dos resultados obtidos foi verificado que o fator decisivo para a formação do preço nas empresas pesquisadas está relacionado com informações internas de natureza qualitativa e o preço adotado pelos concorrentes. Logo, pode-se concluir que não é possível relacionar que as empresas pesquisadas utilizam técnicas e informações financeiras como elemento determinante para a formação de seu preço de venda e consequentemente a gestão financeira da atividade pode ser ineficiente por não representar a real situação de custo e rentabilidade por período.
Abstract: The National Traffic System aims to implement a policy across the country, with rules to meet the safety, fluidity, comfort and traffic education. At the other end of the system are the Drivers Training Centres (CFCs), have these as precursors old driving schools, and, according to current Brazilian Traffic Code (CTB) attributed these Centres jurisdiction for licensing drivers for transit. This study aimed to verify how it will process the pricing charged by Drivers Training Centres by education services for obtaining a Driver's License in categories A and B. For this, the process currently used by the CFCs in the pricing of these services and analyzed the strategies used by these companies to obtain information on their costs, profits and their relationship with the pricing was identified. The methodology adopted was a multi case study analysis from a qualitative and quantitative perspective. From the results obtained it was found that the decisive factor for the pricing factor in the surveyed companies associated with internal information of a qualitative nature and the price adopted by competitors. Therefore, one can conclude that it is not possible to relate the companies surveyed use technical and financial information as a determinant for the formation of its selling price element and consequently the financial management of the activity may be ineffective for not representing the real situation of cost and return per period.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31380
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