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dc.contributor.advisorAlencar, Roberta Carvalho de-
dc.contributor.authorFreitas, Marcelo Reis de-
dc.date.accessioned2018-04-23T14:44:12Z-
dc.date.available2018-04-23T14:44:12Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFREITAS, Marcelo Reis de. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) como instrumentos de planejamento tributário em instituição de ensino superior: caso prático da entidade ABC. 2013. 15 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31373-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlanejamento tributáriopt_BR
dc.subjectIncentivo FiscaLpt_BR
dc.titleO Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) como instrumentos de planejamento tributário em instituição de ensino superior: caso prático da entidade ABCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem por objetivo explicitar a legislação aplicável e aplica-la no cálculo dos tributos de uma instituição de ensino superior, considerando os impactos de redução de tributos proporcionados pelo Programa Universidade para Todos – PROUNI e Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT, demonstrando a economia de tributos obtida. Os cálculos foram feitos a partir dos saldos contábeis de uma Instituição de Ensino Superior sediada em Fortaleza-CE, cujo nome foi omitido, adotando-se o nome fictício de Empresa ABC. Para preservação do sigilo da entidade, as informações qualitativas foram omitidas e as quantitativas foram modificadas através de um fator de multiplicação que também não será divulgado. Aplicando-se as regras estabelecidas pela legislação tributária aos números da empresa em estudo, observou-se que a utilização dos dois incentivos levou a uma economia tributária de 3,35% da receita líquida total da IES, contudo, ao analisar o lucro líquido gerado com Prouni e Sem Prouni, percebe-se que a quantidade de bolsas ofertadas pela IES torna o incentivo prejudicial para seu resultado, uma vez que a quantidade de bolsas ofertadas é maior que a quantidade de imposto isento.pt_BR
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