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Tipo: Dissertação
Título: Caminhante brujo: corpos e tecnoviagens do artista-xamã
Autor(es): Murillo, Felipe Andrés González
Orientador: Caetano, Patricia de Lima
Palavras-chave: Corpo;Performance & Practice as research;Estética decolonial;Artista-xamã
Data do documento: 2018
Citação: MURILLO, Felipe Andrés González. Caminhante brujo: corpos e tecnoviagens do artista-xamã. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Esta pesquisa cartografa a emergência de corporeidades singulares em um contexto híbrido atravessado por experimentações nas artes cênicas e nas performances latino-americanas, como também, por experiências xamânicas provenientes das Américas central e do sul. A partir de relatos escolhidos de uma trajetória de oito anos como performer-pesquisador, esta pesquisa busca refletir acerca do ser-fazer decolonial e da arte como ação desterritorializante, questionando os paradigmas dominantes dos modos de viver na contemporaneidade. Tomando como eixo norteador desta pesquisa, o conhecimento-obtido-pela-experiência e a prática-como-pesquisa, apresentamos um corpus de memórias composto por diários de bordo e performances recentes, procurando compreender, por meio de um conhecimento corporificado, os processos sensíveis e intuitivos de investigação que revelam outros modos possíveis de existência. Neste contexto, reconhecemos o artista-xamã como o catalisador da pesquisa.
Abstract: This research maps the emergence of singular corporeities in a hybrid context crossed by experiments in Latin American performing arts and performances, as well as shamanic experiences from central and southern America. Based on selected reports of an eight-year trajectory as a performer-researcher, this research seeks to reflect on the decolonial being-doing and art as deterritorializing action, questioning the dominant paradigms of contemporary ways of living. Taking as the guiding axis of this research, knowledge-obtained-by-experience and practice-as-research, we present a corpus of memories composed of recent logbooks and performances, trying to understand, through an embodied knowledge, the sensitive and intuitive research processes that reveal other possible modes of existence. In this context, we recognize the artist-shaman as the catalyst for research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31307
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