Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Fábio de Oliveira-
dc.contributor.authorAguiar, Mayra Morena Aquino de-
dc.date.accessioned2018-04-20T14:23:58Z-
dc.date.available2018-04-20T14:23:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAGUIAR, M. M. A. de. Análise da percepção ambiental de crianças moradoras do Bairro Parque Genibaú, Fortaleza-CE. 2017. 61 f. Monografia (Graduação em Ciências Ambientais) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31301-
dc.description.abstractThe organization of urban space is marked by the fragmentation and formation of zones of segregation of excluded social groups, understood here as peripheries. Thus, understanding the influence of this fragmentation on man's relation to the environment is fundamental for urban environmental analysis, with environmental perception as a means of understanding this dialectical pair (human-nature). Studies with this theme contribute to the inquiry of knowledge, values, concepts and behavior that people have in relation to their place of residence, since each human being perceives and responds differently to the environment in which he lives. In this context, this paper aims to analyze the environmental perception of students of the fifth year of elementary school at the João Frederico Ferreira Gomes Elementary School located in the Parque Genibaú (Fortaleza / CE) neighborhood and its relationship with the Maranguapinho River. The neighborhood is characterized as a stage of social and environmental problems, among them the structure of occupation and use of space that represents a risk situation for the resident population. For this, the methodology of the work consisted of a qualitative approach, in which questionnaires and drawing production were used with the students to understand the relationship between them and the environment of the fluvial course under analysis. From the study, the evident sense of belonging of the children with the housing district was noticed. The influence of violence on their environmental perception was also noted, and it is essential to raise these conceptions as a way to develop an active environmental education and dialogue with the local reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências do Marpt_BR
dc.subjectMaranguapinho, Rio, Bacia (CE)pt_BR
dc.subjectPercepção ambiental - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.titleAnálise da percepção ambiental de crianças moradoras do Bairro Parque Genibaú, Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA organização do espaço urbano é marcada pela fragmentação e formação de zonas de segregação dos grupos sociais excluídos, entendidas aqui como periferias. Assim, compreender a influência dessa fragmentação na relação do homem com o ambiente é fundamental para a análise ambiental urbana, tendo a percepção ambiental como um meio de compreensão desse par dialético (homem-natureza). Estudos com essa temática dão contribuições para a inquirição de saberes, valores, conceitos e comportamento que as pessoas têm em relação ao seu local de moradia, posto que cada ser humano percebe e responde de forma diferente ao ambiente em que vive. Nesse contexto, este trabalho objetiva, portanto, analisar a percepção ambiental de estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola de Ensino Infantil e Fundamental João Frederico Ferreira Gomes situada no bairro Parque Genibaú (Fortaleza/CE) e sua relação com o Rio Maranguapinho. O bairro caracteriza-se enquanto palco de problemáticas de ordem social e ambiental, entre eles a estrutura de ocupação e uso do espaço que representa uma situação de risco para população residente. Para tanto, a metodologia do trabalho consistiu numa abordagem de cunho qualitativo, no qual se empregou questionários e produção de desenhos com os alunos para compreender a relação dos mesmos com a ambiência do curso fluvial em análise. A partir do estudo, notou-se o evidente sentimento de pertencimento das crianças com o bairro de moradia. Notou- se também a influência da violência na percepção ambiental das mesmas, sendo assim essencial a o levantamento destas concepções como forma de desenvolver uma educação ambiental ativa e que dialogue com a realidade local.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS AMBIENTAIS - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_mmadeaguiar.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.