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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDe Luca, Márcia Martins Mendes-
dc.contributor.authorBandeira, Matheus Tanaques da Silva Souza-
dc.date.accessioned2018-04-19T14:19:33Z-
dc.date.available2018-04-19T14:19:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Matheus Tanaques da Silva Souza. Reputação corporativa negativa e o desempenho empresarial. 2014. 18 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31246-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.titleReputação corporativa negativa e o desempenho empresarialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo analisa a relação entre a reputação corporativa negativa e o desempenho das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Para tanto, foram analisadas as ações judiciais cíveis e trabalhistas demonstradas nas notas explicativas às demonstrações contábeis das empresas, e utilizado o banco de dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), referentes aos exercícios de 2009 a 2011, para a construção da reputação corporativa negativa. Fez-se uso do banco de dados Economática® para determinar o desempenho empresarial e do website da BM&FBovespa para classificar os setores de atividade das empresas, além de categorizar sua origem de capital e controle acionário. Descritivo e de natureza quantitativa o estudo reúne uma amostra de 207 empresas, em que se empregou a Análise de Correspondência (ANACOR) e o teste de diferenças entre médias de Mann-Whitney para análise dos dados. Os resultados mostraram que (i) os setores Telecomunicação e Utilidade Pública possuem alta reputação corporativa negativa; (ii) as empresas nacionais estatais e as estrangeiras privadas detiveram elevados níveis (alto e médio-alto, respectivamente) de reputação corporativa negativa; (iii) as empresas com menor reputação corporativa negativa possuem maior desempenho empresarial. Conclui-se que, a reputação corporativa demonstra ser um recurso estratégico valioso e que surge a partir das expectativas sociais, sendo que, quando esta é bem gerenciada tem a capacidade de gerar retorno superior e diferencial competitivo para as organizações. De maneira análoga, se a reputação corporativa é mal gerenciada e construída a partir de más percepções dos stakeholders, as organizações podem ter seu desempenho comprometido.pt_BR
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