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dc.contributor.authorCosta, Camila Parente da-
dc.date.accessioned2018-04-18T18:20:59Z-
dc.date.available2018-04-18T18:20:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Camila Parente da. Ideal de beleza: disseminação de uma proposta ou de uma imposição?. In: ENCONTRO INTERNACIONAL. HISTÓRIA, MEMORIA, ORALIDADE E CULTURA, 3., 29 de novembro a 02 de dezembro de 2016, Fortaleza. Anais.... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2317-2657-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31188-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectDiscurso.pt_BR
dc.titleIdeal de beleza: disseminação de uma proposta ou de uma imposição?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como principal objetivo questionar o porquê da necessidade em disseminar certos comportamentos, relacionados aos cuidados de si, entendidos, pela sociedade brasileira e imprensa e manuais de comportamento das décadas de 1950 e 1960, como mais apropriados, a partir da problematização dos guias Biblioteca do Lar, Dicas e Conselhos Práticos para o Lar, O Livro Azul da Mulher e a revista Claudia. O processo de embelezamento, ao longo do século XX, vai se constituindo segundo padrões construídos, por exemplo, pela imprensa e guias, que disseminavam conselhos sobre o que fazer para tornar-se bela, admirável, atraente, como controlar o corpo a fim de conseguir esses mesmos fins, quais produtos comprar para auxiliar nesse processo etc. Durante as décadas de 1950 e 1960, o casamento, maternidade e trabalho doméstico eram entendidos como as razões da felicidade do sexo feminino. Acrescido às prendas, no entanto, era essencial que ela conseguisse manter ou buscar ter uma boa aparência, visto que fazer-se bonita auxiliava a conservação do casamento – a esposa conseguiria prender a atenção do marido e diminuiria as chances de perdê-lo. O processo de embelezamento é apresentado para a mulher como algo que poderia ser adquirido e cultivado, dependendo, para isso, somente da disponibilidade dela para organizar-se a fim de conhecer as técnicas (divulgadas em manuais de comportamento e revistas), obter recursos para comprar os produtos de beleza ou fazê-los, e dividir o seu tempo, ao longo do dia, entre os cuidados de si e os afazeres domésticos. Desse modo, é interessante acentuar que o estudo acerca do embelezamento, para além de destacar alterações na aparência dos indivíduos, confere vestígios sobre distintos momentos da vida, no caso, das mulheres – o que pode ser analisado a partir da problematização das produções de sentido erigidas em torno do ato de embelezar-se proposto para elas, por manuais de comportamento e imprensa.pt_BR
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