Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31177
Tipo: Artigo de Evento
Título: O Limoeiro de Dom Aureliano Matos”: um “diálogo” entre Clio, Mnemósine e Chronos
Autor(es): Machado, José Wellington de Oliveira
Palavras-chave: Histórias;Memórias;Temporalidades
Data do documento: 2014
Citação: MACHADO, José Wellington de Oliveira. O Limoeiro de Dom Aureliano Matos”: um “diálogo” entre Clio, Mnemósine e Chronos. In: ENCONTRO INTERNACIONAL. HISTÓRIA, MEMORIA, ORALIDADE E CULTURA, 2., 01 a 04 de dezembro de 2014, Fortaleza. Anais.... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014.
Resumo: Este artigo faz parte de um campo específico da historiografia que estuda sobre história (Clio), memória (Mnemósine) e temporalidade (Chronos). A primeira parte do texto se baseia na análise das cartas pastorais do bispo Dom Aureliano Matos e procura perceber os diferentes “espaços de experiência” e “horizontes de expectativas” que ele construiu entre 1940 e 1965. A segunda parte analisa, de maneira panorâmica, a produção discursiva e não discursiva que foi produzida por memorialistas, poetas e outros artistas sobre o referido bispo (após a sua morte – 1967). A intenção é mostrar que o imaginário social que existe em torno do “Limoeiro de Dom Aureliano Matos” foi construído, em parte, pelas utopias religiosas do próprio bispo e pelas artes(manhas) dos memorialistas, poetas e outros artistas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31177
ISSN: 2317-2657
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_jwomachado.pdf259,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.