Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Francisco Wilton Moreira dos-
dc.date.accessioned2018-04-17T18:16:05Z-
dc.date.available2018-04-17T18:16:05Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, Francisco Wilton Moreira dos. A morte comanda o cangaço(Bra/1961): do western ao nordestern. In: ENCONTRO INTERNACIONAL. HISTÓRIA, MEMORIA, ORALIDADE E CULTURA, 2., 01 a 04 de dezembro de 2014, Fortaleza. Anais.... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2317-2657-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31165-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA Morte Comanda o Cangaçopt_BR
dc.subjectSubgêneros Cinematográficospt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.titleA morte comanda o cangaço(Bra/1961): do western ao nordestern.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs filmes sobre o cangaço fizeram muito sucesso durante as décadas de 1950 a 1990 e ainda são apreciados por um grande número de pessoas. O boom dos filmes de cangaço tem início com o filme O cangaceiro (BRA/1953) dirigido por Lima Barreto com diálogos da escritora Rachel de Queiroz (não obstante, desde 1920 já se faziam filmes com essa temática). Foram produzidos cerca de 50 filmes em torno de 70 anos, o que faz o cangaço se consolidar como subgênero cinematográfico: o nordestern. Esses filmes foram influenciados pelos filmes de faroeste norte-americanos – os westerns. Dentre os vários filmes produzidos neste subgênero, escolhemos trabalhar com o filme A Morte Comanda o Cangaço (BRA/1961) do diretor Carlos Coimbra. Sendo assim, no presente artigo tivemos como objetivo analisar, no filme A Morte Comanda o Cangaço (BRA/1961) os elementos do gênero western. Destarte, conseguimos perceber elementos claros do western presentes em A Morte Comanda o Cangaço. Como, por exemplo, os diálogos curtos, a paisagem agressiva, os planos abertos, o duelo no final, a presença do mocinho fazendo justiça com as suas próprias mãos. Mas, também, elementos peculiares: a substituição dos cowboys pelos vaqueiros e cangaceiros, o duelo à mão armada com grandes punhais e facões, além da música, entrando em cena, o xaxado. Concluímos, pois, que o filme apropria-se dos exemplares clássicos do faroeste norte-americano apresentando, contudo, características que lhes são únicas.pt_BR
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_fwmsantos.pdf625,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.