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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorMoreira, Gustavo Pinheiro-
dc.date.accessioned2018-04-17T15:03:56Z-
dc.date.available2018-04-17T15:03:56Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOREIRA, Gustavo Pinheiro. Qual a relação entre salário dos docentes e os resultados da educação básica?. 2018. 41f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Economia Profissional, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31154-
dc.description.abstractThe search for better educational outcomes in Brazil has been reflected in increasing investments in the area in the last two decades, in this context, the dimension of investment in education gains centrality in academic debates. In view of the representativeness of salaries in total expenditure, the discussion about the relationship between salaries and the quality of the education provided becomes urgent. Thus, the present work sought to establish a relationship between the remuneration of municipal teachers and educational indicators of flow and academic performance through regression analysis and quantile regression. The results point to a non-linear relationship between these two variables. On the one hand, the fulfillment of the National Magistries Floor has positive effects on school performance and flow, but on the other hand, there is a negative correlation between the wage value and these indicators. It follows from this that a level is likely to exist, from which the rise in wages tends to lose relevance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSalários dos Professorespt_BR
dc.subjectQualidade da Educaçãopt_BR
dc.subjectRegressão Quantílicapt_BR
dc.titleQual a relação entre salário dos docentes e os resultados da educação básica?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO investimento em educação ganha centralidade nos debates acadêmicos pela busca de melhores resultados no Brasil. Tendo em vista a representatividade dos salários no gasto total, a discussão sobre a relação entre estes e a qualidade da educação prestada torna-se premente. Assim, o presente trabalho busca analisar a relação entre a remuneração dos docentes municipais (em 2013) com jornada de 40h e os indicadores educacionais de fluxo e desempenho acadêmico (em 2014). Para isto, empregam-se duas formas de estimar essa relação: uma para captar o efeito médio e outra para analisar os quantis. Os resultados apontam, por um lado, que o cumprimento do Piso Nacional do Magistério tem efeitos positivos sobre o desempenho e fluxo escolar, mas por outro se observa uma correlação negativa entre o valor do salário e os indicadores educacionais. Depreende-se disto que é provável existir um patamar, a partir do qual a elevação de salários tende a perder relevância, ou em outros termos, os resultados apontam para uma relação não linear entre remuneração docente e indicadores educacionais.pt_BR
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

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