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dc.contributor.advisorMacedo, Alana Katielli Azevedo de-
dc.contributor.authorCamelo Júnior, Eliel da Silva-
dc.date.accessioned2018-04-16T17:42:11Z-
dc.date.available2018-04-16T17:42:11Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCAMELO JÚNIOR, Eliel da Silva. Assiduidade como fator de desempenho: uma análise na disciplina de matemática financeira. 2015. 33 f. TCC (graduação em Ciências Atuárias ) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31103-
dc.description.abstractThis study examines the association between the performance of students, represented by its notes in financial mathematics discipline, and the amount of fouls in the same discipline. Financial education is unfortunately still not a reality in Brazilian schools at all levels. Thus, it shows the important financial mathematics study both basic education as superior. But in return, it is expected that the use that discipline is satisfactory so there is a better practical application. Performance is directly proportional to the interest of the individual to the act of learning. A two-dimensional analysis was performed between quantitative variables in question through scatter plots and correlation coefficients, estimating the size of the association, either generally or segregated by sex. In general, the correlation coefficient was classified as strong, that is, its value was above or equal to 0.7. When segregated by gender, males showed strong coefficient (0.7), while the women had moderate coefficient (0.5). What could be observed in the descriptive statistics when the average male faults and notes had worse values. The fact is that there is a relationship between note and faults. The presence in the classroom is relevant factor when evaluating student performancept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAssiduidadespt_BR
dc.subjectCorrelaçãopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.titleAssiduidade como fator de desempenho: uma análise na disciplina de matemática financeirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisa a associação entre o desempenho de estudantes, representado por suas notas na disciplina de matemática financeira, e a quantidade de faltas dos mesmos na disciplina. A educação financeira infelizmente ainda não é uma realidade nas escolas brasileiras em todos os níveis. Assim, se mostra importante o estudo de matemática financeira tanto no ensino básico como superior. Mas, em contrapartida, espera-se que o aproveitamento nessa disciplina seja satisfatório para que haja uma melhor aplicação prática. O desempenho é diretamente proporcional ao interesse do indivíduo ao ato de aprender. Foi realizada uma análise bidimensional entre as variáveis quantitativas em questão através de gráficos de dispersão e coeficientes de correlação, estimando a dimensão dessa associação, tanto de forma geral como segregado por sexo. De maneira geral, o coeficiente de correlação foi classificado como forte, isto é, seu valor estava acima ou igual a 0,7. Quando segregado por sexo, o sexo masculino apresentou coeficiente forte (0,7), enquanto que o sexo feminino apresentou coeficiente moderado (0,5). O que pôde ser observado nas estatísticas descritivas quando a média de faltas e notas do sexo masculino tiveram valores piores. O fato é que existe uma relação entre nota e faltas. A presença em sala de aula é fator de relevância quando se avalia o desempenho do estudante.pt_BR
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