Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31025
Tipo: | TCC |
Título: | Analisar a percepção da educação financeira para os alunos do 8º semestre no curso de Ciências Contábeis na UFC |
Autor(es): | Rezende, Daniele Rocha Lage |
Orientador: | Peres, Danielle Augusto |
Palavras-chave: | Educação financeira;Estudantes universitários - Fortaleza (CE) |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | REZENDE, Daniele Rocha Lage. Analisar a percepção da educação financeira para os alunos do 8º semestre no curso de Ciências Contábeis na UFC. 2014. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014. |
Resumo: | A questão da Educação Financeira no Brasil é um tema relativamente novo para a população brasileira, começou-se a pensar e estudar com mais realidade este assunto com a implantação do Plano Real, o que significa 20 anos de relativa estabilidade econômica. Período este, que parte da população habituou-se a colocar em prática conceitos antes difíceis de se aplicar. Dessa forma, esse artigo tem o objetivo de verificar a aplicabilidade dos conhecimentos de finanças pessoais na vida dos alunos e se há influência o fato de terem cursado as disciplinas afins da Grade curricular do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará. O referencial teórico deste artigo passa por temas como Educação Financeira, Planejamento Financeiro, Planejamento Financeiro Individual, Investimento, Endividamento e Grade Curricular. Verifica-se os diferentes perfis entre a população e os alunos o que tem sido discutido sobre o tema educação financeira e educação formal. Depois o confronto desta teoria com a análise de resultado de um questionário que foi aplicado na (UFC), com os alunos do oitavo semestre do curso de Ciências Contábeis. Assim, 80% dos alunos pesquisados fazem algum tipo de investimento, percentual este bem superior aos atuais das famílias brasileiras. |
Abstract: | The issue of financial education in Brazil is a relatively new issue for the Brazilian population, because people started to think and study more reality, this issue with the introduction of the Real Plan, which means 20 years of relative economic stability. This period which the population becomes used to put into practice before difficult concepts to apply. Thus this article aims to investigate the influence that the disciplines, the curriculum Grid Accounting Course, Federal University of Ceará (UFC), have applicability in knowledge of personal finance in the lives of students. The theoretical framework of this article goes through topics like Financial Education, Financial Planning, Personal Financial Planning, Debt and Curriculum to check that the different profiles between the population and the students that have been discussed on the topic financial education and formal education. After the confrontation of this theory to the analysis of results of a questionnaire that was applied to the (UFC), with students of the eighth semester of Accounting. Thus we find that 80 % of students surveyed do some kind of investment, well above the current percentage of Brazilian families. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31025 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_drlrezende.pdf | 264,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.