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dc.contributor.advisorGomes, Carlos Adriano Santos-
dc.contributor.authorSoares, Larissa Fidélis-
dc.date.accessioned2018-04-09T19:40:58Z-
dc.date.available2018-04-09T19:40:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOARES, Larissa Fidélis. Análise das informações divulgadas no balanço social: estudo de caso da Endesa Brasil S.A.. 2015. 19 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30867-
dc.description.abstractThe research involves the analyses of the evolution of investments in Social Corporate Responsibility in Endesa Brasil S.A, one of the largest companies in the electric power sector of the country, from 2008 to 2013. The main purpose is evaluate the social performance of the company during the study period through the analysis of the social and environmental indicators presented in their social balances. It is descriptive, qualitative, bibliographical, documentary and study case. It was concluded that around 91% of investments in CSR came from the resources designated to the External Social Indicators and that over 80% of the values shown in the reports are related to compulsory spending. The indicators most representative over the period were compulsory charges, participation in profit sharing and taxes (excluding social charges), highlighting the last as the most significant. The Net Revenue values showed significant increase (51,01%), however, total investments in Social Responsibility had significant reduction of R$ 2,04 billion in 2008 to R$ 1,13 billion in 2013. Therefore, it is understood that the growth of Net Revenue was not followed for greater investments in CSR. In addition, the Operating Profit did not rise in proportion, presenting an increase of R$ 1,50 to R$ 1,67 billion, only 10,75%.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDivulgação de informações contábeis - Brasilpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresa - Brasilpt_BR
dc.titleAnálise das informações divulgadas no balanço social: estudo de caso da Endesa Brasil S.Apt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa envolve a análise da evolução dos investimentos em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da Endesa Brasil S.A., uma das maiores empresas do setor de energia elétrica do país, no período de 2008 a 2013. Tem como objetivo geral avaliar o desempenho social da empresa no período em estudo por meio da análise dos indicadores sociais e ambientais apresentados nos seus Balanços Sociais. Trata-se de pesquisa descritiva, qualitativa, bibliográfica, documental e estudo de caso. Concluiu-se que em torno de 91% dos investimentos em RSC foram provenientes dos recursos destinados aos Indicadores Sociais Externos e que mais de 80% dos valores apresentados nos relatórios estão relacionados com gastos compulsórios. Os indicadores com maior representatividade ao longo do período foram encargos sociais compulsórios, participação nos lucros ou resultados e tributos (excluídos encargos sociais), destacando-se este último como o mais significativo. Os valores de Receita Líquida (RL) apresentaram crescimento expressivo (51,01%), contudo, os investimentos totais em Responsabilidade Social tiveram redução significativa de R$ 2,04 bilhões em 2008 para R$ 1,13 bilhões em 2013. Portanto, entende-se que o crescimento da RL não foi acompanhado por maiores investimentos em RSC. Além disso, o Resultado Operacional não teve aumento proporcional, apresentando crescimento de R$ 1,50 para R$ 1,67 bilhões, apenas 10,75%.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

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