Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30864
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Machado, Marcus Vinícius Veras | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Jéssica Frota Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T19:37:00Z | - |
dc.date.available | 2018-04-09T19:37:00Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | TEXEIRA, Jéssica Frota Santos. O ensino da controladoria nos cursos de ciências contábeis das universidades federais brasileiras. 2015. 52 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30864 | - |
dc.description.abstract | The Controllership is a new field that is still in continuous progress. The understandings about this field are so deep. In today's scenario, considering that the knowledge about controllership has a fundamental importance for the development and training of the professional accountant it is considerable to know what is being offered by undergraduate programs realizing its features. This research has as main purpose to analyze the characteristics of the curriculum used in the teaching of controlling among the accounting programs within Brazilian Federal Universities. This study methodology is classified as exploratory and descriptive with using bibliographical and documentary techniques as well as the application of content analysis of documents that were made available on the websites of 34 federal universities used as a sample survey. Given the results it was found that within the content category, the subcategory context was the most discussed, mainly in relation to controllership function. Regarding to the bibliography category it was observed that the most cited author in the programs syllabus is Armando Catelli and in the category goals there was a divergence among the studied syllabus. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Controladoria | pt_BR |
dc.title | O ensino da controladoria nos cursos de ciências contábeis das universidades federais brasileiras | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Controladoria é uma área nova que está ainda em constante evolução. São copiosos os entendimentos sobre o seu campo de atuação. Diante do cenário atual, que considera o conhecimento sobre Controladoria de basilar importância para a formação e capacitação do profissional contábil, é substancial conhecer o que vem sendo oferecido pelos cursos de graduação, percebendo suas características. Este trabalho tem como objetivo principal analisar as características da estrutura curricular utilizada no ensino da controladoria nos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais brasileiras. A metodologia classifica-se como qualitativa, exploratória e descritiva, sendo utilizadas as técnicas bibliográfica e documental, bem como a aplicação da análise de conteúdo dos documentos que foram disponibilizados nos sites das 34 universidades federais que compuseram a amostra da pesquisa. Diante dos resultados, verificou-se que na categoria conteúdo a subcategoria contextualização foi a mais abordada, principalmente em relação à função da controladoria. No que tange à categoria bibliografia observou-se que o autor mais citado nas ementas é Armando Catelli e na categoria objetivos observou-se que as universidades buscam oferecer ao aluno um entendimento sobre gestão e processo de gerenciamento, o que amplia sua capacidade de entendimento sobre o processo de tomada de decisão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_jfsteixeira.pdf | 656,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.