Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, José Ribamar Furtado de-
dc.contributor.authorSales, Ana Claudia Alves de Sousa-
dc.date.accessioned2018-04-05T18:23:45Z-
dc.date.available2018-04-05T18:23:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSales, A. C. A. S.; Souza, J. R. F. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30782-
dc.descriptionSALES, Ana Claudia Alves de Sousa. A relação de trabalho e produção na Comunidade de Santa Rosa – Canindé/CE: a pedagogia na educação de jovens e adultos campesinos e o Programa Saberes da Terra. 2014. 36f. TCC (Especialização), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização Pró Jovem do Campo - Saberes da Terra, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação no Campopt_BR
dc.subjectRelações de trabalho e práticas culturaispt_BR
dc.subjectEducação Ruralpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação no Meio Ruralpt_BR
dc.titleA relação de trabalho e produção na Comunidade de Santa Rosa – Canindé/CE: a pedagogia na educação de jovens e adultos campesinos e o Programa Saberes da Terrapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo fez uma análise coletiva do Projeto Politico Pedagógico da Escola Dr. José Hugo, Polo 16, município de Canindé/Ce, trabalhando com a turma de Educação de Jovens e Adultos com o intuito de propor a inserção do Sistema de Produção Saberes da Terra no cotidiano do processo ensino e aprendizagem como fortalecimento do saber e da realidade necessária à turma pesquisada. Os eixos temáticos: Produção, Agroecologia, Ecossistema, Políticas Agrárias e Educação foram pontos de reflexão e ação no cotidiano discente. A literatura da pesquisa fora dissecada a partir de: Educação no Campo, Relações de trabalho e práticas culturais nos estabelecimentos familiares, e a Educação de Jovens e Adultos no Programa Saberes da terra no município em questão. A metodologia aplicada através de diagnóstico, pesquisa colaborativa, pesquisas bibliográficas, pesquisa documental e visitas às repartições públicas para consolidação das informações. Como resultado da pesquisa ora apresentada detectou-se que a Educação de Jovens e Adultos nas unidades campesinas necessitam ser continuada pois a maior mazela deste processo está nas quebras de projetos e programas para esta clientela vista como carente e sofrida e que ainda assim continua à margem no êxito de aprendizagens significativas para si e para os seus. A intenção de uma escola que venha a contribuir de fato com o crescimento e a produção da comunidade inserida tem sido o desafio pedagógico e gerencial de cada instituição. A cidade ainda traz em si uma melhor estrutura para o crescimento intelectual dos educandos e de oportunidades de melhores trabalhos proporcionando o sonho de sair do seu torrão e ‘ser gente’ como falaram alguns discentes e agricultores durante a pesquisa. Focar nas necessidades de cada escola e dos seres envolvidos precisa ser uma política pública de efetiva realidade para o camponês e seu habitat.pt_BR
Aparece nas coleções:EECST - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_acassales.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.