Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30755
Título em portugués: Análise da eficiência dos portos da região Nordeste do Brasil baseada em análise envoltória de dados
Autor: Sousa Júnior, José Nauri Cazuza de
Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Prata, Bruno de Athayde
Palabras clave : Transportes
Análise de envoltória de dados
Avaliação de desempenho
Áreas portuárias
Portos - Planejamento
Fecha de publicación : 2008
Citación : SOUSA JÚNIOR, J. N. C.; NOBRE JÚNIOR, E. F.; PRATA, B. A. Análise da eficiência dos portos da região Nordeste do Brasil baseada em análise de envoltória de dados. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, Niterói, v. 3, n. 2, p. 74-91, mai./ago. 2008.
Resumen en portugués: O sistema portuário é elemento chave para o desenvolvimento de determinada região. Nesse contexto, a avaliação de desempenho torna-se fundamental para o monitoramento e o aprimoramento das atividades do setor em foco. A Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) é uma técnica, baseada em programação matemática, que analisa, com base nos recursos e produtos utilizados em um dado processo, a eficiência relativa de um conjunto de unidades tomadoras de decisão. O presente trabalho teve como objetivo elaborar um modelo para a medição da eficiência relativa dos portos da região Nordeste do Brasil, adotando o modelo DEA orientado a inputs. Foram considerados dois inputs (comprimento dos berços e calado admissível) e um output (movimentação, em toneladas ou em número de contêineres). Este modelo foi aplicado aos 22 portos da região supracitada, sendo estes classificados por tipo de carga. Pela análise realizada, foi possível constatar que a maioria dos portos do Nordeste tem subaproveitamento de sua infraestrutura. A obtenção das eficiências dos portos nordestinos permitiu observar que estes têm capacidade de movimentar maior quantidade de mercadorias com os mesmos inputs (especialmente a infra-estrutura analisada). A Análise de Envoltória de Dados mostrou-se como técnica que pode contribuir com os tomadores de decisões para a análise, a gestão e o planejamento no setor portuário.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30755
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN : 1980-5160
Aparece en las colecciones: DET - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_art_efnobrejunior.pdf106,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.