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Type: TCC
Title: Disclosure de sustentabilidade: evidências nos websites corporativos das empresas brasileiras
Authors: Sousa, Misael Ferreira Braga de
Advisor: Carneiro, Célia Maria Braga
Keywords: Responsabilidade social da empresa;Divulgação de informações contábeis;Sites da Web
Issue Date: 2016
Citation: SOUSA, Misael Ferreira Braga de. Disclosure de sustentabilidade: evidências nos websites corporativos das empresas brasileiras. 2016. 18 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Com a globalização, as empresas adentraram em um novo contexto de responsabilidades, em que suas atividades devem estar relacionadas a ações sociais e ambientais. A evidenciação desse tipo de informação também evoluiu e hoje tem nos websites, a melhor forma de comunicação. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar os principais indicadores de sustentabilidade divulgados nos websites corporativos das empresas brasileiras. Foram selecionadas 30 empresas listadas no Ibovespa em 2014, as quais foram analisadas de forma descritiva - através de 8 variáveis comparadas com os relatórios coletados. Os principais resultados demostraram que os investidores são o principal foco desse tipo de informação. Por fim, concluiu-se que o maior custo-benefício e o seguimento da globalização são fatores determinantes para divulgações de informações socioambientais nos websites corporativos.
Abstract: With globalization companies have entered a new context of responsibilities, in which their activities must be strictly related to social and environmental actions. The disclosure of this type of information as a mechanism has also evolved and today has as the websites, the best form of communication. Thus, the objective of this work is to identify the main indicators of sustainability published in corporate websites of Brazilian companies. Then, 30 companies were selected in the Ibovespa in 2014, which were analyzed in a descriptive way, through 8 variables compared to the reports collected. The main results showed investors are the main focus of this type of information, and that English is the other language option most used in presenting the results (22/30 companies). Finally, it was concluded that greater cost-effectiveness and the follow-up of globalization are determining factors for the disclosure of social and environmental information in corporate websites.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30729
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

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