Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30658
Tipo: Artigo de Evento
Título: A procura de Sugar Man: música, globalização e transformação social no caso do músico Sixto Rodrigues
Autor(es): Souza, Paulo Yan Carloto de
Orientador: Costa, Rafael Rodrigues da
Palavras-chave: Estudos Culturais;Globalização;Apartheid;Contracultura;Música
Data do documento: 2014
Citação: Souza, P. Y. C.; Costa, R. R. (2014)
Resumo: O presente trabalho procura estabelecer relações entre os estudos relacionados aos processos de globalização e o exemplo documental do cantor e compositor Sixto Rodriguez conforme relatado no documentário “A Procura de Sugar Man” (2012, Direção de Malik Bendjelloul). O documentário a ser utilizado como material de análise narra a história de Sixto Rodriguez músico americano cuja música influenciou diversos movimentos musicais de contestação entre os jovens africânderes que viviam numa sociedade fragmentada pela Apartheid. O enfoque deste artigo recai sobre a expressão musical de um povo como forma de manifestação política e luta social e o fluxo global de informações que permite os mais inesperados intercâmbios e identificações simbólicos.
Descrição: SOUZA, Paulo Yan Carloto de; COSTA, Rafael Rodrigues da. A procura de Sugar Man: música, globalização e transformação social no caso do músico Sixto Rodrigues. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. 16., 15 a 17 maio 2014, João Pessoa. Anais... São Paulo: Intercom, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30658
ISSN: 2177-790X
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_pycsouza.pdf395,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.