Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30657
Título: Mercosul ou Aliança do Pacífico? Como The Economist reportou imagens distintas para a geopolítica econômica da América Latina entre 2012 e 2013
Autor(es): Barreto, Paulo Jefferson Pereira
Orientador(es): Lemos, Daniel Dantas
Palavras-chave: Enquadramento
Análise do discurso
The Economist
Data do documento: 2014
Citação: Barreto, P. J. P.; Lemos, D. D. (2014)
Resumo: Este artigo tem por objetivo, antes de tudo, entender como o discurso jornalístico adotado pelo periódico britânico The Economist se propôs a construir imagens distintas para a geopolítica econômica da América Latina entre 2012 e 2013. Devem ser analisadas, para isso, três reportagens especiais veiculadas pelo jornal no referido espaço de tempo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com foco na análise do discurso, tendo como principais categorias teóricas as noções de discurso, jornalismo econômico e enquadramento. Este estudo ganha destaque, pois pretende analisar a construção de sentidos e da veracidade jornalística a partir do conteúdo veiculado em um dos jornais mais influentes na área de jornalismo econômico em todo o mundo, especialmente, considerando-se o fato de que não existem muitas pesquisas especificamente sobre o assunto.
Descrição: BARRETO, Paulo Jefferson Pereira; LEMOS, Daniel Dantas. Mercosul ou Aliança do Pacífico? Como The Economist reportou imagens distintas para a geopolítica econômica da América Latina entre 2012 e 2013. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. 16., 15 a 17 maio 2014, João Pessoa. Anais... São Paulo: Intercom, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30657
Tipo: Artigo de Evento
ISSN: 2177-790X
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_pjpbarreto.pdf201,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.