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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLucas, Ricardo Jorge de Lucena-
dc.contributor.authorCidade, Giulianne Moraes-
dc.date.accessioned2018-03-28T13:36:49Z-
dc.date.available2018-03-28T13:36:49Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCidade, G. M.; Lucas, R. J. L. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn2177-790X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30646-
dc.descriptionCIDADE, Giulianne Moraes; LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena. Próxima parada: Brasil(eiras) – análise semiótica de uma peça da Campanha “Brasil contra o turismo sexual”. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. 16., 15 a 17 maio 2014., João Pessoa. Anais... São Paulo: Intercom, 2014.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectTurismo sexualpt_BR
dc.titlePróxima parada: Brasil(eiras) – análise semiótica de uma peça da Campanha "Brasil contra o turismo sexual"pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA propaganda turística no Brasil tem um histórico marcado pela exaltação da beleza e sensualidade da mulher brasileira como forma de vender o destino. O resultado dessa construção é o crescente aumento de casos do chamado “turismo sexual”. Analisando um anúncio da revista Marie Claire contra esse tipo de turismo, se busca compreender os níveis de interpretação da peça e o modo como a publicidade é usada para desconstruir padrões que ela mesma construiu posteriormente. Para tal, parâmetros de análise propostos por Peirce e esquematizados por Lucia Santaella são utilizados neste artigo. Para aprofundar a análise, também são usados conceitos mais direcionados como os de análise da imagem e teoria das cores. Os resultados da pesquisa somados à análise comprovaram o modo que a publicidade construiu o cenário para o turismo sexual e o papel da que esta tem de mobilizar o público outrora passivo para auxiliar a reversão da situação atual. Além disso, mostraram os diferentes níveis de compreensão do potencial comunicativo que podem ser feitos do anúncio analisado, provando que quanto maior o envolvimento e repertório cultural do assunto o intérprete possuir, mais rica será sua experiência com a peça. Conclui-se, portanto, que a compreensão, apesar de variar de intérprete para intérprete, é satisfatória em sua maior parte, pois o anúncio fornece elementos que explicam mesmo que implicitamente aquilo que o anúncio quer passar.pt_BR
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