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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Cíntia de-
dc.contributor.authorRamos, Marcelo Jackson Vieira-
dc.date.accessioned2018-03-27T14:19:51Z-
dc.date.available2018-03-27T14:19:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRAMOS, Marcelo Jackson Vieira. A materialidade dos ativos intangíveis nos clubes brasileiros de futebol: uma análise nos períodos de 2013 a 2015. 2017. 24 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30598-
dc.description.abstractThe soccer can manage annually billions of reals throughout the planet, having great importance, as much in the Brazilian economy as worldwide. Within the Revenue of the Clubs, the revenues of Cotas de TV, Sponsorship and Publicity, Partners-Supporters, Box Office, Social Club and Revenues with Athletes are included. Thus, this study seeks to analyze the materiality of the Intangible Assets of Brazilian Serie A Football Clubs in the years 2013 to 2015. This research is classified as exploratory and descriptive, with a qualitative-quantitative approach, referring to the same procedures was based on a documentary analysis of the financial statements disclosed by the 22 participating clubs in the Brazilian Championship Series A. Through the result of the materiality, a comparison is made with the values of the Return on Asset and Return on Equity variables, in addition to the results achieved in the Field. From the analysis made, it is possible to infer that the materiality of the Intangible Assets of Brazilian Soccer Clubs does not interfere in the result of the variables of Return on Asset and Return on Stockholders' Equity, nor in their sporting results.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBens incorpóreospt_BR
dc.subjectClubes de futebol - Brasilpt_BR
dc.titleA materialidade dos ativos intangíveis nos clubes brasileiros de futebol: uma análise nos períodos de 2013 a 2015pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorMota, Ariane Firmeza-
dc.description.abstract-ptbrO futebol consegue movimentar anualmente bilhões de reais em todo planeta, tendo grande importância, tanto na economia brasileira como mundial. Dentro das Receitas dos Clubes, constam as receitas de Cotas de TV, Patrocínio e Publicidade, Sócios-Torcedores, Bilheteria, Clube Social e as Receitas com Atletas. Sendo assim, este Estudo busca analisar a materialidade do Ativo Intangível dos Clubes de Futebol da Série A do Campeonato Brasileiro nos anos de 2013 a 2015. Esta pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, referente aos procedimentos, o mesmo se deu por meio de uma análise documental das demonstrações financeiras divulgadas pelos 22 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Através do resultado da materialidade, é feita uma comparação com os valores das variáveis de Retorno sobre o Ativo e Retorno sobre o Patrimônio Líquido, além dos resultados alcançados em Campo. Pela análise feita, é possível inferir que a materialidade do Ativo Intangível dos Clubes de Futebol Brasileiros não interfere no resultado das variáveis de Retorno sobre o Ativo e Retorno sobre o Patrimônio Líquido, e tampouco em seu resultado esportivo.pt_BR
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