Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leão, Andréa Borges | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Delano Pessoa Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-27T12:55:49Z | - |
dc.date.available | 2018-03-27T12:55:49Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Barbosa, D. P. C.; Leão, A. B. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30588 | - |
dc.description | BARBOSA, Delano Pessoa Carneiro. Catálogos de exposição: a circulação das obras de Raymundo Cela. 2017. 261f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work seeks to understand the circulation of the body of work from the painter, drawer and engraver Raymundo Brandão Cela (1890-1954), since his period of tuition at the National Fine Arts School (ENBA) in the early 20th century in Rio de Janeiro, Brazil, until exhibitions held on today. From the reproduction of the artist's works, printed on exhibition catalogs, I try to construct a sociology of representation of the artistic object, that is, the way certain conventions are triggered to categorize them and how these classifications are given layers of meanings. Therefore, not only the discursive range about the works are prominent, but also the medium in which they circulate: exhibitions, catalogs, catalogue books, brochures and newspapers. In the case of exhibition catalogs, these have a prominent place as they highlight the way art worlds functions, that is, how they foment a system of statements on exhibitions, artists and works, from an interdependence network within art institutions. Such an approach will contribute to the discussions - still inchoate - on the history of printed matter in the art worlds, apart from raising questions about the Brazilian art by means of exhibitions and art collections. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Raymundo Cela | pt_BR |
dc.subject | Exposições | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Raymundo Cela | pt_BR |
dc.subject | Exhibitions | pt_BR |
dc.title | Catálogos de exposição: a circulação das obras de Raymundo Cela | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho busca compreender o processo de circulação da obra do pintor, desenhista e gravador Raymundo Brandão Cela (1890-1954), desde seu período de formação na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), no início do século XX, até exposições realizadas nos dias de hoje. Por meio da reprodução das obras do artista, impressas em catálogos de exposição, procuro construir uma sociologia da representação do objeto artístico, ou seja, o modo como determinadas convenções são acionadas para classificá-las e como tal classificação recebe camadas de significados. Portanto, não apenas a ordem discursiva sobre as obras terá lugar de destaque, mas também o suporte no qual elas circulam: exposições, catálogos, livros-catálogo, folhetos e jornais. No caso dos catálogos de exposição, estes têm lugar de destaque, pois trazem à tona a maneira pela qual os mundos da arte atuam, ou seja, como fomentam um sistema de enunciados sobre exposições, artistas e obras, a partir de uma rede de interdependência presente nas instituições da arte. Tal abordagem contribuirá para os debates – ainda iniciais – sobre a história dos impressos nos mundos da arte, além de levantar questões sobre a arte brasileira por intermédio das exposições e coleções de arte. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tese_dpcbarbosa.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.