Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30577
Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento sustentável: a evolução do conceito e algumas interpretações críticas
Autor(es): Moura, Valéria Paulino de Castro
Orientador: Meireles, Antonio Jeovah de Andrade
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico;Desenvolvimento sustentável;Problemas ambientais;Crescimento econômico
Data do documento: 2015
Citação: MOURA, V. P. C.; Meireles, A. J. A. (2015)
Resumo: Diante do agravamento dos problemas ambientais após meados do século XX, e com base nas diversas discussões realizadas por diferentes áreas do conhecimento sobre este tema, o presente trabalho tem por objetivo contribuir com as pesquisas na área ambiental, em vista do caráter recente dessa temática. Portanto, analisamos as várias interpretações do termo “desenvolvimento sustentável”, bem como sua correlação com o crescimento econômico. Para atingir tal objetivo, resgatamos o histórico evolutivo das relações entre homem e natureza, exemplos de acidentes ambientais e problemas socioambientais característicos das sociedades contemporâneas. Procuramos avaliar como se deu a origem do conceito de desenvolvimento sustentável, presentando seu desenvolvimento sob a ótica de Ignacy Sachs, dialogando com outros autores. Procurou-se também demonstrar a diferença entre desenvolvimento e crescimento econômico e, por conseguinte, estabelecer um debate sobre a sustentabilidade
Descrição: MOURA, Valéria Paulo de Castro. Desenvolvimento sustentável: a evolução do conceito e algumas interpretações críticas. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30577
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS SOCIAIS NOTURNO- Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_vpdecastromoura.pdf551,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.