Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30575
Tipo: | Dissertação |
Título: | O papel da instrução com foco na forma (iff) para correção de erros gramaticais na interlíngua de aprendizes de espanhol/le |
Autor(es): | Silva, Laysi Araújo da |
Orientador: | Borges, Vládia Maria Cabral |
Palavras-chave: | Interlíngua;Instrução com Foco na Forma;Erros gramaticais |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SILVA, Laysi Araújo da. O papel da instrução com foco na forma (iff) para correção de erros gramaticais na interlíngua de aprendizes de espanhol/le. 2018. 139f - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | Este trabalho se propôs a estudar a interlíngua de aprendizes de espanhol de uma licenciatura a distância em Letras-Espanhol, com o intuito de pesquisar o papel da Instrução com Foco na Forma para superação de erros no uso de formas e de tempos verbais nas produções escrita desses aprendizes. O estudo fundamentou se mais especificamente nas concepções teóricas da linguística chomskyana, nas teorias cognitivas da aprendizagem sob a égide da Interlíngua de SELINKER (1972) e na Análise de Erros de CORDER (1967) e FERNÁNDEZ (1997). Foram também trazidas para discussão, as reflexões propostas por ELLIS (1997a) e LARSEN-FREEMAN (1991) acerca do papel da instrução formal no processo de aquisição de uma L2. Além disso, recorremos a outros estudos que investigaram a Instrução com Foco na Forma de maneira a situar esta pesquisa entre outras neste tema. A fim de atingirmos nosso objetivo, empreendemos uma pesquisa ação, cujos dados foram submetidos à análise qualitativa-descritiva. Primeiramente, observamos e analisamos as produções escritas de 20 (vinte) alunos da referida licenciatura enquanto cursavam as disciplinas – Língua Espanhola V e Língua Espanhola VI – em dois semestres subsequentes. Com base nos erros identificados nas produções escritas durante esse período de observação, elaboramos a proposta de intervenção didática - um curso de férias chamado “Los verbos en español”. Para o curso, elaboramos 5 unidades empregando a metodologia de Instrução com Foco na Forma; as unidades se propuseram a trabalhar os problemas identificados no uso das formas e dos tempos verbais do Espanhol. O texto escrito na Unidade 1 foi utilizado como pré-teste e a produção escrita da Unidade 5 como pós-teste. Os dados coletados na fase de observação durante as disciplinas de Língua Espanhola V e VI apontam que os erros mais frequentes na interlíngua escrita dos nossos participantes foram aqueles de escolha do tempo verbal, de falha na conjugação e na aplicação da regra de irregularidade, de ortografia do verbo, ou ainda de não conjugação do tempo verbal adequado à situação. Evidenciamos ainda erros de concordância verbal, de uso dos verbos pronominais, e de uso do modo verbal. Constatamos também que o modo indicativo apresentou mais erros que os demais modos, talvez por ter sido o mais frequentemente empregado pelos participantes durante a fase de observação. Também identificamos que a maioria dos erros se deveram à transferência negativa da língua materna para a língua alvo, neste caso, o espanhol. Essas evidências nos permitem caracterizar a interlíngua dos nossos participantes como estando em um estágio onde ainda ocorrem muitos erros no uso dos tempos e das formas verbais resultantes de transferência negativa da língua materna. A análise das produções escritas dos alunosdurante a fase de intervenção permite-nos dizer que a Instrução com Foco na Forma (IFF) se mostrou benéfica à medida que voltou a atenção dos aprendizes para os aspectos formais da língua-alvo e, consequentemente, para a aprendizagem da língua em foco. A comparação entre os erros cometidos nas produções escritas do pré-teste e aqueles cometidos no pós-teste não evidenciou, no entanto, diferenças relevantes entre os resultados do pré-teste e do pósteste. Os dados analisados mostraram que tanto os tipos de erros de uso dos tempos verbais quanto a causa mais frequente para a ocorrência desses erros se mantiveram. Desse modo, não podemos fazer afirmações quanto à eficácia da IFF para correção dos erros identificados, devido à complexidade, extensão e variedade dos conteúdos envolvidos no curso de férias na fase de intervenção. Foram abordados muitos tempos verbais, além de também trabalharmos modo, concordância e verbos pronominais. Isso impossibilitou que tivéssemos mais tempo para prática. Apesar de não conseguirmos dados quantitativos da eficiência da IFF na intervenção proposta, percebemos, ao final do curso, resultados qualitativos de melhoria na qualidade dos textos escritos dos alunos. O conhecimento adquirido com a Instrução com Foco na Forma possibilitou que os participantes inserissem em suas produções escritas mais elementos textuais, mesmo que essas produções ainda carecessem de maior acuidade linguística. |
Abstract: | This work aims to study the interlanguage of Spanish learners of a distance-learning degree in the Spanish language. In order to investigate the role of Instruction with Focus on Form to overcome errors in the use of forms and verbal tenses in written productions These learners. The study was based more specifically on the theoretical conceptions of Chomskyan linguistics, on the cognitive theories of learning under the auspices of Interlingua de Selinker (1972) and on the Analysis of Errors OF CORDER (1967) and FERNÁNDEZ (1997). Also discussed were the reflections proposed by ELLIS (1997a) and LARSEN-FREEMAN (1991) on the role of formal instruction in the process of acquiring an L2. In addition, we have used other studies that investigated Instruction with Focus on Form in order to situate this research among others in this theme. In order to reach our goal, we undertook an action research, whose data were submitted to qualitative-descriptive analysis. First, we observed and analyzed the written productions of 20 (twenty) students of this degree while studying the subjects - Spanish Language V and Spanish Language VI - in two subsequent semesters. Based on the errors identified in the written productions during this period of observation, we elaborated the didactic intervention proposal - a holiday course called "Verbs in Spanish". For the course, we elaborated 5 units employing the methodology of Instruction with Focus on Form; The units set out to work on the problems identified in the use of Spanish forms and tenses. The text written in Unit 1 was used as a pre-test and the written production of Unit 5 as a post-test. The data collected during the observation phase during the Spanish Language classes V and VI indicate that the most frequent errors in the written interlanguage of our participants were those of choice of verbal time, failure of conjugation and application of irregularity rule, spelling Of the verb, or of non-conjugation of verbal time appropriate to the situation. We also show errors of verbal agreement, use of pronominal verbs, and use of the verbal mode. We also found that the indicative mode presented more errors than the other modes, perhaps because it was the most frequently used by the participants during the observation phase. We also identified that most of the errors were due to the negative transference of the mother tongue to the target language, in this case Spanish. These evidences allow us to characterize the interlanguage of our participants as being at a stage where there are still many errors in the use of the times and verbal forms resulting from negative transference of the mother tongue. The analysis of the written productions of the students during the intervention phase allows us to say that the Instruction with Focus on Form (IFF)has proved to be beneficial as it has returned the learners' attention to the formal aspects of the target language and, consequently, to Learning the language in focus. The comparison between the mistakes made in the written tests of the pre-test and those committed in the posttest did not, however, show relevant differences between the results of the pre-test and the post-test. The analyzed data showed that both types of errors of use of tenses and the most frequent cause for the occurrence of these errors were maintained. Thus, we can not make assertions as to the effectiveness of the IFF to correct identified errors, due to the complexity, extent and variety of content involved in the holiday course in the intervention phase. Many verbal tenses were addressed, as well as working mode, concordance and pronominal verbs. This made it impossible for us to have more time to practice. Although we can not quantify the efficiency of the IFF in the proposed intervention, we noticed, at the end of the course, qualitative results of improvement in the quality of students' written texts. The knowledge gained from the Instruction with Focus on Form enabled the participants to insert in their written productions more textual elements, even if these productions still lacked linguistic acuity. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30575 |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_lasilva.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.