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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30556
Tipo: | Tese |
Título: | Schopenhauer: da metafísica à politica |
Título em inglês: | Schopenhauer: from metaphysics to politics |
Autor(es): | Damasceno, Francisco William Mendes |
Orientador: | Barros, Fernando Ribeiro de Moraes |
Palavras-chave: | Liberdade;Prática;Política;Direito;Freedom;Practice;Politics |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | Damasceno, F. W. M. (2018) |
Resumo: | A presente tese tem por finalidade apresentar e justificar uma possível filosofia política a partir da filosofia de Schopenhauer. Pela análise da obra schopenhaueriana, percebemos dois planos de desenvolvimento teórico, que nomeamos de plano teórico-metafísico (éticometafísico) e plano empírico-prático (eudemonológico). Estes planos compartilham alguns pressupostos metafísicos comuns que lhes fornecem pontos de contato e comunicação em certos aspectos. No entanto, em última instância e de um ponto de vista da metafísica schopenhaueriana, estas perspectivas são inconciliáveis, pois não encontram acomodação adequada. Nossa tese principal consiste em que a possibilidade de elaboração de uma teoria política no pensamento schopenhaueriano encontra-se em dois pressupostos: 1) na existência, na obra schopenhaueriana, de uma concepção de filosofia que não se define como metafísica, sendo de base empírica, onde a fundamentação não avança até os princípios metafísicos mais elevados que conduzem ao fatalismo e interditam a liberdade e a felicidade; 2) na passagem do direito natural para o direito positivo, que consiste na inversão do objeto do conceito de justiça, que passa da intenção para as consequências objetivas do ato, quando, então, as questões passam do plano ético para o plano eudemonológico, que suspende os princípios metafísicos para pensar a organização da vida. |
Abstract: | The present thesis aims to present and justify a possible political philosophy based on the philosophy of Schopenhauer. Analyzing Schopenhauer’s work, we perceive two planes of theoretical development, which we call theoretical-metaphysical (ethical-metaphysical) and empirical-practical (eudemonological). These plans share some common metaphysical assumptions that provide them with points of contact and communication in certain respects. However, in the last instance and from a point of view of the Schopenhauerian metaphysics, these perspectives are irreconcilable because they do not find adequate accommodation. Our main thesis is that the possibility of elaborating a political theory in Schopenhauer’s thought lies in two presuppositions. 1) The existence, in Schopenhauer’s work, of a conception of philosophy that is not defined as metaphysics, but as empirically based, in which reasoning does not advance to the highest metaphysical principles that lead to fatalism and interdict freedom and happiness. 2) The passage from natural law to positive law, which consists in reversing the object of the concept of justice, which changes from the intention to the objective consequences of the act, in which the issues go from the ethical to the eudemonological plane that suspends the metaphysical principles to think the organization of the life. |
Descrição: | DAMASCENO, Francisco William Mendes. Schopenhauer: da metafísica à política. 2018. 189 f. Tese (Doutorado em Filosofia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30556 |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Teses defendidas na UFC |
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