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dc.contributor.advisorCaetano, Adryane Gorayeb Nogueira-
dc.contributor.authorEvangelista, Ana Nery Amaro-
dc.date.accessioned2018-03-16T17:29:37Z-
dc.date.available2018-03-16T17:29:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Ana Nery Amaro. Mapeamento colaborativo online como subsídio para a gestão ambiental de um campus universitário. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30432-
dc.description.abstractEnvironmental Management is treated as the act of thinking of spatial organization in order to plan environmental interventions that are not at all harmful to the planet, and to ensure that resources persist to future generations. The map is a powerful tool in management, because it expresses knowledge about the space where all the interactions between the various elements of nature occur. Over time, the responsibility for this planning and map control was exclusively the state. However, a new culture has been developing in the 21st century, called Participative Culture, where sharing of time and information is the primordial element. By uniting the participatory culture and the elaboration of maps we have the Collaborative Cartography. The present research aimed to understand how a collaborative cartography could help in the development of participatory environmental management of a university campus through the Open Street Map platform. The study object was the Pici Campus of the Federal University of the State of Ceará. The methodology used was subdivided into six stages: (1) preliminary cabinet work; (2) Fieldwork; (3) Mapping; (4) Semistructured interviews with campus managers; (5) Online questionnaires with users of the Pici Campus (6) Interdisciplinary proposal of Mobile Application of Participatory Management. The theoretical discussion focused on the importance of the concern with the environmental management in university campuses and the necessity of participation of the university society in the environmental management, through the construction and appropriation of the collaborative maps. Results obtained showed that the collaborative maps are used by managers and users of the campus, and have more detailed information, since they are constantly updated by the community of volunteer collaborators. It was also seen that the collaborative process of mapping a campus campus allows a greater development of spatial knowledge among campus users as well as sharpened critical awareness of the importance of environmental preservation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMapeamento colaborativopt_BR
dc.subjectGestão ambiental participativapt_BR
dc.subjectCampus do Picipt_BR
dc.titleMapeamento colaborativo online como subsídio para a gestão ambiental de um campus universitáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Gestão Ambiental é ato de pensar a organização espacial, no sentido do planejamento de intervenções ambientais que não sejam de todo nocivas ao planeta e garantir que os recursos persistam até às futuras gerações. O mapa é um poderoso instrumento na gestão, pois expressa conhecimento sobre o espaço onde ocorrem todas as interações entre os diversos elementos da natureza e da sociedade. Ao longo do tempo, o encarregado por esse planejamento e controle dos mapas foi exclusivamente o Estado. Porém, uma nova cultura vem se desenvolvendo no século XXI, a chamada Cultura Participativa, onde o compartilhamento de tempo e informações é o elemento primordial. Ao unir a cultura participativa e a elaboração de mapas têm-se a Cartografia Colaborativa. A presente pesquisa buscou compreender como uma Cartografia Colaborativa poderia auxiliar no desenvolvimento de uma gestão ambiental participativa de um campus universitário através da plataforma Open Street Map, utilizando como objeto de estudo o Campus do Pici da Universidade Federal do Estado do Ceará. A metodologia utilizada subdividiu-se em seis etapas: (1) Trabalhos de gabinete preliminares; (2) Trabalhos de campo; (3) Mapeamento; (4) Entrevistas semiestruturadas com gestores do campus; (5) Questionários online com usuários do Campus do Pici (6) Proposta interdisciplinar de Aplicativo Mobile de Gestão Participativa. A discussão teórica girou em torno da importância da preocupação com a gestão ambiental em campus universitários e a necessidade de participação da sociedade universitária na gestão ambiental, através da construção e apropriação dos mapas colaborativos. Resultados obtidos mostraram que os mapas colaborativos são utilizados por gestores e usuários do campus, e possuem informações mais adensadas, pois são atualizados constantemente pela comunidade de colaboradores voluntários. Viu-se também que o processo de colaboração na construção de mapas de um campus universitário permite um desenvolvimento maior do conhecimento espacial entre os usuários do campus, assim como, consciência crítica mais aguçada sobre a importância da preservação ambiental.pt_BR
dc.title.enOnline Collaborative Mapping as Subsidy for the Environmental Management of a University Campuspt_BR
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