Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30324
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rios, José Riverson Araújo Cysne | - |
dc.contributor.author | Comenho, Victor Torres de Mello Teani | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T11:43:17Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T11:43:17Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | COMENHO, Victor Torres de Mello Teani; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. O exercício da liberdade de expressão e o desenvolvimento da inteligência coletiva na narrativa transmídia das ficções de fãs de Harry Potter. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 set. de 2015., Rio de Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro: Intercom, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-4683 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30324 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Harry Potter | pt_BR |
dc.subject | Fanfiction | pt_BR |
dc.subject | Liberdade de expressão | pt_BR |
dc.subject | Transmídia | pt_BR |
dc.subject | Inteligência coletiva | pt_BR |
dc.title | O exercício da liberdade de expressão e o desenvolvimento da inteligência coletiva na narrativa transmídia das ficções de fãs de Harry Potter | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esse artigo analisa as discussões em torno da liberdade de expressão, direitos autorais e a apropriação dos produtos culturais por parte do público nas ficções de fãs dentro do fandom de Harry Potter. Também atenta para a questão do desenvolvimento da inteligência coletiva durante a execução dessas produções. Constata-se que as produções de fãs têm um grande papel agregador entre os jovens e encerram em si um potencial transmidiático que pode render resultados proveitosos para a indústria do entretenimento e o público. Observa-se também que a dinâmica das comunidades de fãs pode contribuir para a formação e desenvolvimento do indivíduo, e há a possibilidade de aprimorar-se a formação dos jovens utilizando-se destes recursos dentro do ambiente escolar, como propõe hipóteses do ciberletramento e da educomunicação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ICA - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_vtcomenho.pdf | 499,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.