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dc.contributor.advisorRomero, Cláudia Buhamra Abreu-
dc.contributor.authorSouza, Lígia Carla de Lima-
dc.date.accessioned2018-03-13T17:20:12Z-
dc.date.available2018-03-13T17:20:12Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSOUZA, Lígia Carla de Lima. Do fair trade ao marketing internacional: a construção do mix mercadológico por uma associação de pequenos produtores rurais e artesãos para a inserção no comércio exterior. 2012. 202 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30278-
dc.description.abstractFacing the challenges and opportunities brought by globalization to international trade, the need arises to develop marketing strategies wider and capable of guiding an organization to act in the international market. Entering the craft segment in the spotlight, the Fair Trade is envisioned as the most viable for insertion in the international market, following his ideals of justice and equality. Thus, this study aimed to analyze the adjustments made to the marketing mix enabled the craft of Carqueijo access to international markets, based on the culture of Fair Trade, seeking to understand and analyze their cultural and financial impacts. To this end, we conducted a qualitative study and quantitative, descriptive and exploratory in nature, with the research strategy case study, which was conducted in association craft Ceará, using interviews, document analysis and observations for the data collection. Data were analyzed by a process of triangulation. As a result, it was observed that the association has evolved over the years, due to the process of adapting their marketing mix. The Fair Trade has helped the artisans to better position themselves in front of the international market, despite what, there is still much to do, especially to identify potential market segments, developing a better understanding of the market. Improvements were observed in all components of the marketing mix, and promoting one identified as most in need of adjustments. The financial and cultural impacts proved positive, mainly due to the increase in the income of artisans and appreciation of local culture and crafts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing de exportaçãopt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.titleDo fair trade ao marketing internacional : a construção do mix mercadológico por uma associação de pequenos produtores rurais e artesãos para a inserção no comércio exterior.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrFrente aos desafios e oportunidades trazidas pelo processo de globalização para o comércio internacional, surge a necessidade de desenvolver estratégias de marketing mais amplas e capazes de orientar uma organização para atuar no mercado internacional. Inserindo o segmento artesanal no centro das atenções, é vislumbrado o Fair Trade como a forma mais viável para inserção no mercado internacional, seguindo seus ideais de justiça e igualdade. Neste sentido, este estudo objetivou analisar como as adaptações feitas no mix mercadológico possibilitaram o acesso do artesanato de Carqueijo a mercados internacionais, com base na cultura do Fair Trade, buscando conhecer e analisar seus impactos culturais e financeiros. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo-quantitativo, de natureza exploratória e descritiva, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de caso, que foi realizado em uma associação de artesanato cearense, com a utilização de entrevistas, análise de documentos e observações para a coleta dos dados. Os dados obtidos foram analisados por meio de um processo de triangulação. Como resultado, foi observado que a associação tem evoluído, ao longo dos anos, em decorrência do processo de adaptação do seu composto mercadológico. O Fair Trade tem ajudado os artesãos a melhor se posicionarem diante do mercado internacional, apesar de quê, há muito ainda o que fazer, sobretudo, no sentido de identificar os segmentos de mercado potenciais, desenvolvendo um maior conhecimento de mercado. As melhorias foram observadas em todos os componentes do mix mercadológico, sendo a promoção aquele identificado como o que mais necessita de adaptações. Os impactos culturais e financeiros se mostraram positivos, principalmente devido ao aumento na renda dos artesãos e a valorização do artesanato e cultura locais.pt_BR
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