Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30257
Tipo: Artigo de Evento
Título: A Justiça do Trabalho do Ceará na imprensa: uma análise do discurso nos jornais O Povo e Diário do Nordeste
Autor(es): Pinheiro, Hugo Cardim
Orientador: Lemos, Daniel Dantas
Palavras-chave: Justiça do Trabalho;Análise do discurso;Teorias do jornalismo;Comunicação pública
Data do documento: 2015
Citação: Pinheiro, H. C.; Lemos, D. D. (2015)
Resumo: Esta pesquisa é resultado de monografia para conclusão do curso de Jornalismo e está apresentada neste artigo de forma adaptada. A análise do discurso dos jornais O Povo e Diário do Nordeste acerca da Justiça do Trabalho do Ceará foi feita com o objetivo de identificar de que maneira é construída a representação da instituição na imprensa e como esta utiliza o discurso organizacional para formar o seu próprio. A metodologia analisa a presença das vozes nos enunciados jornalísticos a partir dos discursos diretos e indiretos, segundo Maingueneau (2013) e Charaudeau (2006). Foram coletadas matérias que citam o órgão entre junho de 2012 a junho de 2014. Para a análise qualitativa neste artigo, foram selecionadas duas matérias. Para auxiliar na interpretação dos enunciados, eles foram correlacionados com teorias do jornalismo, de comunicação pública e com técnicas de assessoria de imprensa.
Descrição: PINHEIRO, Hugo Cardim; LEMOS, Daniel Dantas. A Justiça do Trabalho do Ceará na imprensa: uma análise do discurso nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30257
ISSN: 2175-4683
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_hcpinheiro.pdf127,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.