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dc.contributor.advisorLinhares, Fabrício Carneiro-
dc.contributor.authorMartins, Jonatas de Pessoa Albuquerque-
dc.date.accessioned2018-03-12T19:32:54Z-
dc.date.available2018-03-12T19:32:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMARTINS, Jonatas de Pessoa Albuquerque. O efeito das visitas de estado nas exportações do Brasil. 2018. 53f. - Dissertação (Mestrado) - FEAAC-Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30238-
dc.description.abstractNational leaders travel abroad. Among the objectives of these trips is the strengthening of economic relations with other nations. This study aims to verify if the official visits held by the Brazilian presidents contribute to an increase in the flow of Brazilian exports to the countries visited. By using the gravity model of trade, we analyze 347 international trips of Brazilian presidents to 85 countries, covering the period from 1985 to 2016. The result obtained by the estimation of the model evidences a positive and statistically significant approximate impact of 33% on Brazilian exports as a result of presidential trips, indicating that, even with the costs involved, the presence of the president and his delegation may be more efficient than the remote contact, thus collaborating for the entry of Brazilian products and services in the markets of the nations visited.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVisitas de Estadopt_BR
dc.subjectExportaçõespt_BR
dc.subjectModelo gravitacional de comérciopt_BR
dc.subjectMétodo Generalizado dos Momentospt_BR
dc.titleO efeito das visitas de estado nas exportações do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs líderes nacionais viajam constantemente ao exterior. Entre os propósitos dessas viagens está o fortalecimento das relações econômicas com outras nações. O presente trabalho tem como objetivo verificar se as visitas oficiais realizadas pelos presidentes brasileiros contribuem para um aumento no fluxo de exportações brasileiras para os países visitados. Através do modelo gravitacional de comércio, analisa-se 347 viagens internacionais de presidentes brasileiros a 85 países, compreendendo o período de 1985 a 2016. O resultado obtido pela estimação do modelo evidencia um impacto positivo e estatisticamente significante aproximado de 33% nas exportações brasileiras em decorrência das viagens presidenciais, indicando que, mesmo com os custos envolvidos, a presença do presidente e de sua delegação pode ser mais eficiente do que o contato remoto, colaborando então para a entrada de produtos e serviços brasileiros nos mercados das nações visitadas.pt_BR
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