Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30210
Título em portugués: Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias
Título em inglés: Google Classroom as a tool for e-learning: a short account of experiences in academic libraries
Autor: Lima, Juliana Soares
Santos, Izabel Lima dos
Santos, Francisco Edvander Pires
Palabras clave : Google Classroom
Educação a distância
Biblioteca Universitária
Educação de usuários
Ambiente virtual de aprendizagem
E-Learning
Academic libraries
Education of users
Virtual Learning Environments
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Citación : LIMA, Juliana Soares; SANTOS, Izabel Lima dos; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp. CBBD 2017.
Resumen en portugués: Discute a realização de treinamentos à distância ofertados em caráter experimental por duas bibliotecas universitárias que utilizaram o Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem. Justifica a escolha dessa ferramenta em virtude de fatores que dificultaram a instituição a adotar a sua própria plataforma de Educação a Distância (EaD), porém, reforça que, futuramente, o ambiente virtual de aprendizagem da Universidade poderá ser utilizado para os treinamentos nessa modalidade. Ratifica a flexibilidade que a EaD proporciona aos interessados em participar dos treinamentos oferecidos pelas bibliotecas, na medida em que permite ao aluno escolher dia e horário para acessar a plataforma. Apresenta os dados quantitativos da avaliação feita pelos alunos de um dos treinamentos EaD ministrados pela equipe de bibliotecários, na tentativa de demonstrar a preferência dos participantes por cursos EaD, se comparados aos presenciais, bem como o grau de satisfação para com o conteúdo ministrado. Conclui que o diferencial da produção de conteúdo para esses treinamentos foi a preparação de material didático produzido a partir das dúvidas trazidas pelos próprios usuários das bibliotecas no atendimento e nos treinamentos presenciais.
Resumen en inglés: This paper discusses the realization of a distance training offered as an experimental basis by two academic libraries that have used Google Classroom as a virtual learning environment. The choice of this tool is because of factors that made it difficult for the institution to adopt its own e-learning software, but it is reinforced that in future thevirtual learning environment of the university can be used for training in that modality. The paper also ratifies the flexibility that the distance education provides to those interested in participating in the training offered by the libraries, mainly because it allows the student to choose the day and the time to access the classes. It presents the quantitative data of the evaluation made by the students who participated of one of the elearningtrainings given by the librarians’ team, in an attempt to demonstrate the preference of those participants for distance coursesif compared to the presential ones, as well as the level of satisfaction with the content that was available. It concludes that the differential of the production of the content for distance trainings was the preparation of the didactic material based on doubts brought by the users of the reference service and also by participating in presential training promoted by academic libraries.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30210
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Aparece en las colecciones: BU - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_eve_jslima.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.