Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30149
Tipo: Artigo de Evento
Título: Em busca da formação de um novo olhar sobre o cotidiano: o processo de produção da Rádio 25 de Maio FM
Autor(es): Barreto, Helena Martins do Rego
Palavras-chave: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra;Comunicação;Contra-hegemonia
Data do documento: 2010
Citação: Barreto, H. M. R. (2010)
Resumo: A análise ora apresentada faz parte da pesquisa que temos desenvolvido, na qual discutimos como a comunicação experimentada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) constitui um lugar de ação política contra-hegemônica. Para tanto, analisamos a produção da Rádio 25 de Maio FM, localizada na cidade de Madalena, no Interior do Ceará, a partir de duas dimensões: a da produção do conteúdo e a do envolvimento dos produtores com as pautas política do movimento. Neste artigo, discutiremos esses aspectos, indagando se o conteúdo veiculado questiona a hegemonia dominante; se são estabelecidas mediações entre o popular e o massivo, a partir da relação com os produtos da Indústria Cultural; e se um novo olhar sobre o MST e sobre o cotidiano do assentamento é constituído, seja por meio da programação do rádio, ou pelas relações que são decorrentes da atividade comunicativa.
Descrição: BARRETO, Helena Martins do Rego. Em busca da formação de um novo olhar sobre o cotidiano: o processo de produção da Rádio 25 de Maio FM. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 12, Maceió, 10-12 jun. 2010 Anais... Maceió: Intercom, 2010.Nordeste – Campina Grande – PB – 10 a 12 de Junho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30149
ISSN: 2177-790X
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_hmrbarreto.pdf199,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.