Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30127
Tipo: TCC
Título: Mapeamento e avaliação de competências técnicas: estudo de caso no Departamento de Contabilidade e Finanças da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Holanda, Juliana Rodrigues
Orientador: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palavras-chave: Administração de pessoal;Capacidade executiva;Desempenho
Data do documento: 2013
Citação: HOLANDA, Juliana Rodrigues. Mapeamento e avaliação de competências técnicas: estudo de caso no Departamento de Contabilidade e Finanças da Universidade Federal do Ceará. 2013. 80 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Este estudo teve como objetivo mapear as competências técnicas dos servidores do Departamento de Contabilidade e Finanças da Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC) para identificar o grau de desenvolvimento dos referidos servidores nas suas respectivas funções, conforme metodologia de mapeamento e avaliação de competências técnicas desenvolvido por Leme (2005). Quanto à sua natureza, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada; quanto à abordagem do problema como qualitativa; quanto aos objetivos como descritivo e quanto aos procedimentos técnicos como estudo de caso. Encontra-se estruturado em cinco capítulos iniciados por elementos que contemplam a relevância do mapeamento de competências na organização através do capítulo destinado à Introdução. Em seguida, tem-se três capítulos, assim estruturados: Competências, Gestão por Competências, Mapeamento e Avaliação das Competências Técnicas do Departamento de Contabilidade e Finanças da Pró-Reitoria de Administração da UFC: um estudo de caso. Finalmente, encontram-se as Conclusões, apontando para o alcance dos objetivos propostos no estudo e materializados por meio dos gráficos de NCTF x NCTC. Os mapas de competências técnicas, portanto, são legitimados, pois possibilitam detectar e avaliar os conhecimentos e habilidades necessárias para a realização das atividades do trabalho. A ferramenta proposta permite que a UFC identifique com clareza quais são as lacunas ou deficiências em seu quadro de servidores que possam retardar ou bloquear a obtenção dos seus macros objetivos estratégicos, bem como proporcionar subsídios na alocação e identificação de talentos.
Abstract: This study aimed to map the technical skills of the servers in the Department of Accounting and Finance, Dean of the Federal University of Ceará (UFC) to identify the degree of development of these servers in their respective roles as mapping methodology and skills assessment techniques developed by Helm (2005). As to its nature, this research is characterized as applied, as to approach the problem as qualitative, about the objectives as descriptive as the technical procedures as a case study. It is structured in five chapters started by elements that include the relevance of mapping skills through the organization for the Introduction chapter. Then there are three chapters, well structured: Skills, Management Skills, Mapping and Assessment of Technical Skills, Department of Accounting and Finance of the Dean of Administration of the UFC: a case study. Finally, there are the conclusions, pointing to the achievement of the objectives proposed in the study and materialized through the charts NCTF x NCTC. The maps technical skills are therefore legitimated by enabling detect and assess the knowledge and skills needed to perform the work activities. The proposed tool allows UFC to identify clearly what are the gaps or deficiencies in its board of servers that can slow or block the achievement of its strategic objectives macros, as well as providing subsidies allocation and talent identification.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30127
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_jrholanda.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.