Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Laudemiro Rabelo de Souza e-
dc.contributor.authorGadelha, Italo Barros-
dc.date.accessioned2018-03-07T14:16:22Z-
dc.date.available2018-03-07T14:16:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGADELHA, Italo Barros. Estratégias competitivas genéricas: um estudo de caso da AMBEV. 2013. 45 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30125-
dc.description.abstractThis research has the purpose to identify and evaluate the generic competitive strategies that Companhia de Bebidas das Américas uses in the brazilian brewer market. This study shows how these companies analyses the nature of this generics competitive strategies, looking for this strategies at their most important issue. The literature shows that generic strategies are known since 1960, but with Michael Porter's research “Competitive Strategies” this theme earned a highlight. This study also shows the relevant characteristics about brazilian brewers market and their most important competitors and how this industries historically grow and turn a big dealer at the national scenario. As the national leader, AMBEV is the point of this research. This study analyzes the position of AMBEV at the market and their dealers, considering the effectiveness of their competitive strategies work. This research was based at the available literature and meeting with employees of AMBEV. The conclusion of this study shows strong correlation between the competitive strategies adopted for the company and the participation at the market.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectCerveja - Indústriapt_BR
dc.titleEstratégias competitivas genéricas: um estudo de caso da AMBEVpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente monografia tem por objetivo identificar e avaliar as estratégias competitivas genéricas que a Companhia de Bebidas das Américas utiliza no mercado de cerveja brasileiro. Para isso, analisa-se a natureza das estratégias competitivas genéricas em suas dimensões mais relevantes a fim de compreender melhor seu papel e sua importância na consecução dos objetivos organizacionais. Estratégias genéricas já eram conhecidas desde a década de 1960, mas a partir do livro de Michael E. Porter de 1980, “Estratégia Competitiva”, o tema ganhou grande impulso por meio de pesquisa, da literatura, do ensino e da prática. Neste estudo, buscou-se apresentar, também, as características mais relevantes do mercado cervejeiro brasileiro e de seus principais competidores e como essas indústrias evoluíram historicamente e passaram a ser bastante relevantes no cenário nacional. A AMBEV, como líder de mercado nacional, é o objeto de estudo deste trabalho, onde é analisado como ela se posiciona estrategicamente em relação aos seus competidores e qual a eficácia das estratégias competitivas adotadas. Para realização da pesquisa utilizou-se de vasta bibliografia e de entrevistas com funcionários da empresa. Finalmente, o desenvolvimento do trabalho demonstrou forte correlação entre as estratégias competitivas genéricas adotadas pela AMBEV e suas aspirações no cenário nacional em relação a participação de mercado.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_ibgadelha.pdf540,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.